Ato marca entrega da reforma do Posto Médico-Legal do IGP de Frederico Westphalen
Na manhã desta quarta-feira, 28, o Poder Legislativo de Frederico Westphalen esteve presente no ato de entrega das obras de reforma do Posto Médico-Legal (PML) do Instituto-Geral de Perícias (IGP) do município, localizado junto ao Cemitério Jardim da Saudade. O local estava inoperante desde 2019 e passou por adequações estruturais necessárias para a retomada dos serviços de perícia e necropsia.
Representaram a Câmara Municipal no ato os vereadores Adilson Severo, Aline Ferrari Caeran, Belonir Vendruscolo e Rubia Dal Puppo Maas, além do diretor da Casa Legislativa, Joselito Ambrozi, que representou o presidente do Legislativo, Ismael Côcco dos Santos. Também estiveram presentes autoridades do Poder Executivo Municipal, dentre elas, o prefeito Orlando Girardi e secretários municipais, bem como a papiloscopista do IGP, Cacilda Rossatto.
Na oportunidade, a vereadora Rubia Dal Puppo Maas manifestou-se em nome do Poder Legislativo e destacou a importância do Posto Médico-Legal para FW e região. “A reativação do PML representa um avanço significativo para a nossa comunidade. Durante anos, famílias precisaram enfrentar o deslocamento até municípios como Erechim e Passo Fundo, o que prolongava ainda mais a dor da perda e a espera pelo sepultamento de um ente querido. Além disso, o funcionamento do Posto é fundamental para o trabalho do Conselho Tutelar e para a garantia de direitos, especialmente em casos que envolvem crianças e adolescentes. Após sete anos de inatividade, a reabertura deste espaço é uma grande conquista para o município e toda a região”, destacou a vereadora, lembrando o esforço de várias lideranças que trabalharam em prol da causa.
De acordo com informações do Jornal O Alto Uruguai, apuradas junto à assessoria de comunicação do IGP-RS, a reabertura do Posto Médico-Legal de FW está prevista para ocorrer entre os meses de abril e maio, quando os novos servidores aprovados no processo seletivo de 2025, realizado pelo Governo do Estado, devem assumir suas funções. O PML contará com três peritos médico-legistas e dois técnicos em perícias.
A reforma do Posto Médico-Legal foi realizada com recursos do município, totalizando um investimento de R$ 63 mil.