Presidente do Legislativo conhece Delegacia da Mulher considerada modelo no Estado do Paraná

por Gustavo Menegusso publicado 06/04/2023 21h25, última modificação 06/04/2023 21h25
Raul Pazuch da Silva cumpriu agenda no município de Pato Branco no dia 31 de março

Visita à Delegacia da Mulher de Pato Branco (Foto: Gustavo Menegusso)

Em agenda na Câmara de Vereadores de Pato Branco (PR), no dia 31 de março, o presidente do Poder Legislativo de Frederico Westphalen, Raul Pazuch da Silva, foi convidado também a conhecer a Delegacia da Mulher do município, considerada modelo no Estado do Paraná. Acompanharam a visita a assessora de Pazuch, Heloise Santi, além da vereadora da Câmara de PB, Maria Cristina Hamera, e sua assessora Adriana Mariza Klein.

Na oportunidade, os edis e assessores foram recepcionados pela delegada-chefe Keila Maria Mafioletti, que falou sobre o trabalho da DM e mostrou toda a moderna estrutura, inaugurada em 2019, após reformas realizadas pelo Rotary Club, com recursos da comunidade. O espaço era utilizado pelo Fórum da cidade e foi repassado à Secretaria de Estado da Segurança Pública, mas há vários anos estava abandonado. “Nos 399 municípios do Estado, 21 possuem Delegacias da Mulher e a nossa Delegacia de Pato Branco, configurada da maneira como ela está, é uma unidade modelo no Paraná, apesar de estar no interior do Estado. É modelo pela estrutura física e pelo índice de resoluções dos casos, com profissionais especializados e com todas as vítimas conseguindo encaminhamentos”, destacou Keila.

Atualmente, de acordo com a delegada, a DM conta com 10 profissionais, entre estagiários, servidora de serviços gerais e policiais de carreira (investigadores, escrivães e servidores administrativos). “Aqui, o atendimento às vítimas é exclusivamente feito por mulheres”, pontuou a gestora da unidade.

Delegacia da Mulher está à frente de 40% a 50% de todas as ocorrências do município

Segundo a delegada-chefe, de 40% a 50% de todas as ocorrências do município são atendidas pela DM. “A Delegacia da Mulher surgiu justamente para oferecer um atendimento especializado às vítimas e desafogar o sistema de persecução penal de uma delegacia comum. Hoje, cerca de metade das demandas não só aqui de Pato Branco, mas de qualquer cidade, é relacionada à violência doméstica e familiar”, explicou.

A DM ainda acumula a função do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria), que é especializado no combate a crimes sexuais contra vulneráveis.

- A Delegacia da Mulher é mais um case de sucesso em Pato Branco, que também é referência em saúde e educação e ainda tem a Câmara de Vereadores como modelo. Com certeza, saímos daqui muito felizes com tantas iniciativas e projetos que deram certo. Um ponto importante que ressaltamos é a participação do Legislativo de forma efetiva, repassando recursos por meio de emendas impositivas. Somente na Delegacia da Mulher, os edis destinaram valores para construção de salas especializadas e também para a aquisição de viatura caracterizada –, resumiu Pazuch.

Agenda em Pato Branco

A agenda do presidente em Pato Branco foi motivada a conhecer o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) da Câmara de Vereadores, considerado referência no país. A partir disso, e de capacitações, o Legislativo frederiquense irá buscar aprimorar seu sistema tornando-o totalmente informatizado e com votação eletrônica das matérias.