Presidente do Legislativo conhece Delegacia da Mulher considerada modelo no Estado do Paraná

por Gustavo Menegusso publicado 06/04/2023 21h25, última modificação 06/04/2023 21h25
Raul Pazuch da Silva cumpriu agenda no município de Pato Branco no dia 31 de março
Presidente do Legislativo conhece Delegacia da Mulher considerada modelo no Estado do Paraná

Visita à Delegacia da Mulher de Pato Branco (Foto: Gustavo Menegusso)

Em agenda na Câmara de Vereadores de Pato Branco (PR), no dia 31 de março, o presidente do Poder Legislativo de Frederico Westphalen, Raul Pazuch da Silva, foi convidado também a conhecer a Delegacia da Mulher do município, considerada modelo no Estado do Paraná. Acompanharam a visita a assessora de Pazuch, Heloise Santi, além da vereadora da Câmara de PB, Maria Cristina Hamera, e sua assessora Adriana Mariza Klein.

Na oportunidade, os edis e assessores foram recepcionados pela delegada-chefe Keila Maria Mafioletti, que falou sobre o trabalho da DM e mostrou toda a moderna estrutura, inaugurada em 2019, após reformas realizadas pelo Rotary Club, com recursos da comunidade. O espaço era utilizado pelo Fórum da cidade e foi repassado à Secretaria de Estado da Segurança Pública, mas há vários anos estava abandonado. “Nos 399 municípios do Estado, 21 possuem Delegacias da Mulher e a nossa Delegacia de Pato Branco, configurada da maneira como ela está, é uma unidade modelo no Paraná, apesar de estar no interior do Estado. É modelo pela estrutura física e pelo índice de resoluções dos casos, com profissionais especializados e com todas as vítimas conseguindo encaminhamentos”, destacou Keila.

Atualmente, de acordo com a delegada, a DM conta com 10 profissionais, entre estagiários, servidora de serviços gerais e policiais de carreira (investigadores, escrivães e servidores administrativos). “Aqui, o atendimento às vítimas é exclusivamente feito por mulheres”, pontuou a gestora da unidade.

 

Delegacia da Mulher está à frente de 40% a 50% de todas as ocorrências do município

Segundo a delegada-chefe, de 40% a 50% de todas as ocorrências do município são atendidas pela DM. “A Delegacia da Mulher surgiu justamente para oferecer um atendimento especializado às vítimas e desafogar o sistema de persecução penal de uma delegacia comum. Hoje, cerca de metade das demandas não só aqui de Pato Branco, mas de qualquer cidade, é relacionada à violência doméstica e familiar”, explicou.

A DM ainda acumula a função do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria), que é especializado no combate a crimes sexuais contra vulneráveis.

- A Delegacia da Mulher é mais um case de sucesso em Pato Branco, que também é referência em saúde e educação e ainda tem a Câmara de Vereadores como modelo. Com certeza, saímos daqui muito felizes com tantas iniciativas e projetos que deram certo. Um ponto importante que ressaltamos é a participação do Legislativo de forma efetiva, repassando recursos por meio de emendas impositivas. Somente na Delegacia da Mulher, os edis destinaram valores para construção de salas especializadas e também para a aquisição de viatura caracterizada –, resumiu Pazuch.

 

Agenda em Pato Branco

A agenda do presidente em Pato Branco foi motivada a conhecer o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) da Câmara de Vereadores, considerado referência no país. A partir disso, e de capacitações, o Legislativo frederiquense irá buscar aprimorar seu sistema tornando-o totalmente informatizado e com votação eletrônica das matérias.