Presidente do Legislativo realiza visita técnica à Câmara de Vereadores de Pato Branco

por Gustavo Menegusso publicado 04/04/2023 15h57, última modificação 04/04/2023 15h57
Objetivo foi buscar informações sobre o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo da Casa do Povo pato-branquense, considerado uma referência no Estado do Paraná e também no país

Visita do presidente Raul Pazuch da Silva e a assessora Heloise Santi foi realizada no dia 31 de março (Foto: Gustavo Menegusso)

Com o objetivo de buscar informações sobre o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) da Câmara de Vereadores de Pato Branco (PR), considerado uma referência no Estado do Paraná e também no país, o presidente do Poder Legislativo de Frederico Westphalen, Raul Pazuch da Silva, acompanhado da sua assessora Heloise Santi, realizou uma visita técnica na sexta-feira, 31 de março, até a Casa do Povo pato-branquense.

Na oportunidade, Pazuch e Heloise conversaram com servidores sobre como iniciou o sistema de informatização dos processos legislativos na Câmara, desde a implantação até a adaptação dos vereadores. Também puderam ver na prática o seu real funcionamento, com suas várias etapas, passando pela parte do protocolo (quando a matéria entra na Câmara) até o momento da leitura e votação da matéria em plenário, que ocorre de forma eletrônica e lúdica, com os votos aprovados e reprovados aparecendo para a comunidade em um televisor no plenário.

A Câmara de Pato Branco utiliza o SAPL há mais de cinco anos, uma ferramenta disponibilizada pela Interlegis (Programa do Senado Federal), que informatiza o Processo Legislativo sem custos financeiros à Câmara. “O Poder Legislativo de FW já possui o SAPL, contudo precisamos aperfeiçoar o sistema para que possamos fazer tudo por meio dele, desde o protocolo até a votação eletrônica, inclusive com a assinatura digital dos vereadores. Desde o início desta Legislatura, em 2021, estamos buscando essas melhorias e fazendo testes. No ano passado, durante evento em Brasília, conversamos com a equipe da Interlegis, que nos informou que o Sistema da Câmara de Pato Branco, assim como o de Curitiba, é um case de sucesso. Por isso, fizemos essa visita técnica, para vermos na prática como esse sistema funciona. Vale ressaltar, ainda, que ele é totalmente gratuito e trará mais agilidade, transparência e economicidade aos processos legislativos”, comentou Pazuch.

Diálogo com vereadores e troca de ideias

Na visita, Pazuch e Heloise ainda dialogaram com vereadores de Pato Branco, dentre eles, o vice-presidente da Câmara, Eduardo Dala Costa, e a vereadora Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera, que também é Procuradora da Mulher. O bate-papo foi sobre projetos e iniciativas das Casas Legislativas, o dia a dia dos trabalhos, acerca das emendas impositivas que são uma realidade no município paranaense e não foram aprovadas em FW, o papel dos assessores dos edis, dentre outros assuntos. “Conversamos sobre o nosso projeto Diálogos, que realiza visitas a empresas e entidades, e eles acharam muito interessante, e também sobre projetos da Procuradoria da Mulher, que eu também faço parte. Então, com certeza, nos próximos meses teremos muitas novidades com relação ao trabalho na Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen, sempre buscando as adequações necessárias, informatizando, que é o nosso foco para esse ano, e, claro, para melhorar o serviço para o atendimento à população”, destacou Pazuch.