Realizada homenagem a Giovana Pertuzzatti Rossatto, eleita 1ª Prenda Juvenil do RS

por Ascom/Câmara FW publicado 15/06/2016 00h05, última modificação 15/06/2016 08h35
Moção de Aplausos foi entregue durante Sessão Ordinária dessa terça-feira, 14, na Câmara de Vereadores

Os vereadores reuniram-se na noite dessa terça-feira, 14, para a realização de mais uma Sessão Ordinária que teve como destaque a aprovação e entrega da Moção de Aplausos Nº 04/2016, parabenizando Giovana Pertuzzatti Rossatto pela eleição como 1ª Prenda Juvenil do Estado do Rio Grande do Sul.

A representante da 28ª Região Tradicionalista, de Frederico Westphalen, recebeu a faixa no último dia 21 de Maio, durante a 46ª edição do concurso Ciranda Cultural de Prendas, na cidade de Passo Fundo.

Após receber das mãos do presidente Lidio Signori a Moção de Aplausos, Giovana Pertuzzatti Rossatto manifestou-se na tribuna do Plenário hilário Piovesan, apresentando inicialmente um breve histórico do Movimento Tradicionalista Gaúcho, e sua contribuição no resgate da cultura do povo riograndense. “Esses pontos, alguns dos principais da história do tradicionalismo gaúcho, sempre tiveram como inspiração o resgate de uma cultura muito bonita, das boas tradições do povo gaúcho que vinham se perdendo; esse é o objetivo do MTG, desde 1898 até os dias de hoje; essa é a sua importância”, ressaltou.

Giovana também falou sobre a participação da mulher na construção da história do tradicionalismo, apesar de pouco divulgada. “É por isso que os concursos de prenda se tornam importantes, porque são uma excelente oportunidade de ganharmos o nosso espaço dentro do movimento, acharmos uma maneira de também levarmos adiante essa cultura, que não é nenhum pouco menos pertencente a nós jovens mulheres; é por isso que eu fiz o concurso de prenda do meu CTG em 2014, da minha região 28ª ano passado e do Estado esse ano; devemos procurar cada vez mais alcançar o nosso espaço, não só no movimento como em toda a sociedade”, ratificou.

Depois de agradecer aos familiares, membros do CTG Rodeio da Querência, professores e amigos que auxiliaram na conquista do título de 1ª Prenda Juvenil do Estado do Rio Grande do Sul, Giovana também agradeceu pela homenagem recebida do Legislativo Municipal.

– Aos senhores vereadores meu muito obrigado de coração pela homenagem que me fazem nessa noite, é muito gratificante para mim e todos que me ajudaram ser reconhecida pelo Poder Legislativo da minha cidade; quero lhes dizer que com certeza levarei as riquezas e o nome da nossa cidade Frederico para todo o Rio Grande do Sul, assim como as belezas e o lado bom da nossa região, disse Giovana, encerrando sua fala com um verso de sua autoria: “Nas coxilhas de Passo Fundo/ há poucos dias eu larguei o meu grito/ declamei, dancei e fiz bonito/ quando me perguntaram de onde eu vim/ na hora lhes respondi/ venho do Rodeio da Querência, de Frederico/ a cidade onde nasci”.

Ainda durante a Sessão Ordinária dessa terça-feira foram aprovados dois novos projetos encaminhados pelo Executivo Municipal, o Projeto de Lei Nº 029/2016 – que institui o Sistema Municipal de Ensino de Frederico Westphalen; e o Projeto de Lei Nº 030/2016 – que autoriza a doação de bem móvel do Município ao Piquete Alto Alegre, da Linha Alto Alegre, tratando-se de um caminhão baú, marca Volkswagen, avaliado conforme laudos em anexo entre R$ 62 mil e R$ 75 mil reais; conforme justificativa apresentada, o veículo servirá para transporte de animais aos locais de eventos de cunho tradicionalista.

Também na Sessão Ordinária da última terça-feira, os vereadores aprovaram a Moção de Apoio Nº 03/2016, que manifesta apoio ao Corpo de Bombeiros para aquisição, via Consulta Popular, de veículo caminhão Auto Bomba Tanque. Em anexo, a Moção traz ofício enviado pelo quartel sediado em Frederico Westphalen, justificando a busca de apoio em relação à demanda. O documento salienta ainda que o recurso de R$ 480 mil reais foi aprovado no processo da Consulta Popular do ano de 2014, porém o valor não foi destinado.

Relativa à melhoria na iluminação pública na comunidade da Linha São José e arredores, a Indicação Nº 46/2016 foi encaminhada ao Executivo Municipal para que seja solucionado o problema reclamado pelos moradores.

Lucas Faustino/ Assessoria de Imprensa