1ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência é aberta na Câmara de Vereadores

por Ascom/Câmara FW publicado 23/08/2022 10h00, última modificação 23/08/2022 10h00
Evento reuniu autoridades do Legislativo e Executivo e representantes de entidades e instituições parceiras da programação
1ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência é aberta na Câmara de Vereadores

Abertura oficial da Semana ocorreu na segunda-feira, 22, no Plenário da Câmara (Foto: Gustavo Menegusso)

Frederico Westphalen viveu um momento importante da sua história na manhã desta segunda-feira, 22, com a abertura da 1ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. O palco da solenidade foi a Câmara de Vereadores, que como Casa do Povo acolheu, no ano passado, essa iniciativa de se promover um olhar ainda mais necessário para a inclusão.

Além dos Poderes Legislativo e Executivo, participaram do momento representantes de entidades e instituições que abraçaram a ideia da Semana Municipal e, após muitas reuniões e discussões, tornaram realidade a programação. “Essa iniciativa somente tornou-se possível em razão da contribuição de cada um de vocês, que são os especialistas no assunto, que pensaram, discutiram e propuseram essas ideias. Nós fomos apenas os facilitadores. Nossa gratidão a cada um e a cada uma, a cada secretário da Administração Municipal e vereador que se envolveu, ao Sesc, Associação Empresarial (AEFW), a Apae, a Associação dos Autistas Miguel, ao Sine, e as universidades URI/FW, Uergs, Uceff e ao nosso IFFar/FW”, comentou o vereador Raul Pazuch da Silva, idealizador do projeto de lei que criou a Semana Municipal.

 

Promover uma mudança de atitude

Com o tema "Inclusão: da Escola ao Mercado de Trabalho", a Semana Municipal terá como objetivos conscientizar e promover a valorização e a integração das pessoas com deficiência, que somam mais de 45,6 milhões em todo o Brasil, ou seja, 23,9% da população. “Ficaremos muito contentes se ao final desta Semana uma criança for melhor atendida na escola, se um empresário mudar a sua forma de ver a pessoa com deficiência, se um PCD conseguir ser inserido no mercado de trabalho, se um morador se conscientizar em fazer sua calçada melhorando a acessibilidade, então, são pequenas atitudes, que ao final, geram melhorias para toda a coletividade”, destacou o presidente do Legislativo, Leandro Mazzutti.

Para a diretora da Apae, Jussania Basso Bordin, que participa há vários anos da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, ainda faltam muitas coisas para que se possa garantir a acessibilidade a todos da forma como tem que ser, no entanto é necessário que cada uma faça a sua parte. “É preciso garantir a igualdade com equidade. Se cada um de nós pensarmos na calçada, em cada parte que compõe o acesso a um determinado setor, serviço ou local, se nós pensarmos no acesso atitudinal, que é aquilo que depende de nós e não da participação financeira de ninguém, nós já vamos construir um município muito diferente. Não adianta termos uma rampa ou uma calçada. Não adianta termos leis se nós não fizermos a nossa parte. Inclusão é uma atitude pessoal”, frisou a diretora.

 

“Essa Semana é apenas o pontapé inicial”

A professora da URI/FW, Vanice Hermel, também se pronunciou durante a abertura, representando todas as universidades parceiras da Semana Municipal. “Entendi que quando a gente trabalha para todos, quando a gente tem empatia para todos, a inclusão também já está aí. Ela não precisa estar nominada. Essa Semana é só um pontapé, que começa em agosto de 2022, mas deverá continuar para que possamos refletir, por exemplo, que nenhum evento seja pensado sem olhar para: e se alguém não escutar? E se alguém não ver? E se alguém tem dificuldades? E se aquele espaço tem muitos ruídos e eu tenho algum transtorno? Como eu posso fazer o melhor e atender melhor às necessidades da nossa comunidade?”, disse a professora.

Projeto “Calçada Legal”

Em sua manifestação, o vice-prefeito João Vendruscolo falou sobre o Projeto “Calçada Legal”, que foi protocolado na Câmara na segunda-feira, 22. “Vocês, vereadores, podem ‘rabiscar’ o projeto, fazer emendas e propostas para que tenhamos uma afinidade entre os Poderes e para que tenhamos uma melhor acessibilidade às pessoas. E, aqui, não falo somente de carências físicas, mas sensoriais também, porque tem a questão do piso tático neste projeto”, explicou Vendruscolo.

 

Confira, a seguir, a programação completa!

Segunda-feira, 22

10 horas: Abertura Oficial no Plenário da Câmara de Vereadores.

13h30min às 17 horas: Sensibilização nas Escolas.

8h30min às 17h30min: Visitas às empresas do município.

19 horas: Relatos de Experiências dos profissionais da Educação, na Câmara de Vereadores (Mediadora: Professora Graciela Rodrigues, do IFFar/FW).

19 horas: Programa “Argumento Político” especial sobre o tema, com a vereadora Aline Ferrari Caeran.

Terça-feira, 23

Durante todo o dia: Festival de Talentos da Apae.

13h30min às 17 horas: Sensibilização nas Escolas.

13h30min: Mesa-Redonda sobre Políticas Públicas de Inclusão, na Câmara de Vereadores.

19 horas: Sessão especial na Câmara de Vereadores.

Convidados: Saulo, Jeferson e o estudante André Gabriel Rockenbach do IFFar/FW.

Participação das Tradutoras/Intérpretes de Libras do IFFar/FW: Angélica Pozzer, Angela Padilha, Carine Melo e Tiara Riquelme.

Quarta-feira, 24

12h30min: Programa Especial da Câmara de Vereadores na Rádio 95.9 FM.

13 horas: Programa Especial da Câmara de Vereadores na Rádio AM 1160 e transmissão ao vivo pela página da Câmara no Facebook.

19 horas: Live na Câmara de Vereadores “Relato dos profissionais de Recursos Humanos” (URI, Cotrifred, Bakof e Sicredi).

Quinta-feira, 25

8h30min às 17h30min: Visitas às empresas do município.

Sexta-feira, 26

8 horas às 12 horas e das 13 horas às 17 horas: Atendimento preferencial para as pessoas com deficiência na Agência FGTAS/Sine de FW.

13h30min às 16h30min: Atividades com a Secretaria Municipal de Esportes e Sesc, no Ginásio da Apae, com participação de atletas do Guarani Futsal.