“Essa Semana é muito especial, porque nós lembramos que a pessoa com deficiência tem direitos, tem talentos, tem sonhos e merece muito”

por Gustavo Menegusso publicado 21/08/2025 15h40, última modificação 22/08/2025 09h23
Abertura oficial da 4ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência ocorreu nesta quinta-feira, 21, na Câmara de Vereadores
“Essa Semana é muito especial, porque nós lembramos que a pessoa com deficiência tem direitos, tem talentos, tem sonhos e merece muito”

Abertura foi marcada por apresentações dos alunos da Apae (Foto: Gustavo Menegusso)

Na manhã desta quinta-feira, 21, no Plenário da Câmara de Vereadores, ocorreu a abertura da 4ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que neste ano tem como tema “Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua nossa voz!”. O evento reuniu vereadores, representantes do Executivo Municipal e de entidades, associações e instituições parceiras.

Na primeira parte da cerimônia foram realizados os pronunciamentos das autoridades, que deixaram sua mensagem sobre o tema e reforçaram o convite a toda a comunidade para prestigiar a programação deste ano, que se estenderá até o dia 29 de agosto. Inicialmente, representando todos os vereadores, a presidente da Casa, Marizete Frozzi, destacou o envolvimento da Câmara na Semana Municipal. “É um compromisso que assumimos com seriedade, empatia e responsabilidade. O tema dessa edição nos convoca a refletir, ele sintetiza a nossa convicção de que cada pessoa, independentemente de suas condições, possui potencial, dignidade e direito de participação plena na vida do município”, destacou.

O vice-prefeito Chester Francescatto, que representou o Executivo Municipal, falou da importância da conscientização de todas as pessoas. “A Lei da Pessoa com Deficiência é uma das melhores leis que existem no nosso país, pena que ela não é cumprida. O que eu quero dizer é que não adianta termos normas, regras, leis, se nós, pessoas individuais, não tivermos a conscientização do que nós temos que fazer”, ressaltou.

Parceira da Semana Municipal, a Associação Empresarial ACI/CDL (AEFW) esteve representada pelo seu presidente, Alessandro Dal Piva, que falou da importância da inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho e citou algumas ações da AEFW na programação, dentre elas, o Sabadão dos Negócios da Inclusão, que será realizado neste sábado, 23, na Praça da Matriz, com mais de 20 empresas/instituições já confirmadas.

 Abertura 4ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência (Fotos Marcos Silva) (3).jpeg

Pronunciamento de autoridades na abertura da 4ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (Foto: Marcos Silva/Divulgação)


“Inclua nossa voz”

A diretora da Apae, Jussania Basso Bordin, que falou em nome de todas as entidades, lembrou que a Semana da Pessoa com Deficiência acontece há mais de 60 anos em âmbito nacional e destacou a presença de um PcD na composição da mesa de autoridades. “É um orgulho que sinto em ter a presença do Jardel, nosso autodefensor da Apae, escolhido pelos seus colegas, aqui ao seu lado presidente da Câmara, ao lado do vice-prefeito, como autoridade máxima da Semana enquanto apaeanos, pois é o representante legítimo da voz dos nossos alunos, da nossa voz enquanto instituição”, comentou.

Na sequência, encerrando os pronunciamentos, o aluno da Apae, Jardel Portes falou em nome de todas as pessoas com deficiência. “Essa Semana é muito especial, porque nós lembramos que a pessoa com deficiência tem direitos, tem talentos, tem sonhos e merece muito. Nós não somos definidos pela nossa deficiência, mas sim pela nossa força e pela nossa coragem e pela nossa capacidade de superar desafios todos os dias”, enfatizou.

 

Um show de talentos e emoções

A cerimônia ainda reservou um momento para talentos da Apae mostrarem a força da sua voz. Inicialmente, foi exibido um vídeo com os alunos declamando um poema inspirado no tema da Semana da Pessoa com Deficiência deste ano. Em seguida, para encerrar com chave de ouro, os estudantes Fábio e Delma arrancaram aplausos e emocionaram o público com uma linda coreografia do Fantasma da Ópera. “Que não seja só o dia da pessoa com deficiência, é toda a vida da pessoa com deficiência”, finalizou a professora da Apae, Ana Jaqueline.

 

Quem faz a Semana Municipal

A Semana Municipal é uma realização do Poder Legislativo, Executivo Municipal – por meio das Secretarias de Educação e Cultura, Saúde e Assistência Social e Habitação –, Apae, Associação dos Autistas Miguel, UFSM/FW, URI/FW, Uergs, IFFar-FW, Uninter, Associação Empresarial ACI/CDL (AEFW), Agência Fgtas/Sine e TEAacolhe, com apoio da FWTV, Instituto Casa Branca e Doity Plataforma de Eventos.

Abertura 4ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência (Fotos Marcos Silva) (1).jpeg

Cerimônia de abertura ocorreu na quinta-feira, 20, no Plenário da Câmara de Vereadores (Foto: Marcos Silva/Divulgação) 


Programação

21 de agosto (Quinta-feira)

9h30min – Abertura Oficial, com fala das autoridades e apresentações artísticas dos alunos da APAE-FW (Local: Câmara de Vereadores).

11 horas – Composição dos membros do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (Local: Câmara de Vereadores).

19 horas – Palestra “A roda da vida e seu movimento”, com a psicomotricista e doutoranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Rejane Bonadimann Minuzzi (Local: Câmara de Vereadores).

Manhã e tarde – Exposição e comercialização de artesanatos produzidos pelos alunos da APAE (Local: Agência FGTAS/SINE-FW).

 

22 de agosto (Sexta-feira)

Manhã – Exposição e comercialização de artesanatos produzidos pelos alunos da APAE (Local: Agência FGTAS/SINE-FW).

19 horas – Cine-Debate “Inclua nossa voz” sobre o filme “Crip Camp: Revolução pela Inclusão” (Local: Câmara de Vereadores).

 

23 de agosto (Sábado)

8h30min - Sabadão dos Negócios Especial da Inclusão (Local: Largo Vitalino Cerutti)

Participação do Poder Público e entidades:

Associação Empresarial (AEFW), Câmara de Vereadores, Secretaria de Educação e Cultura, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Saúde, APAE-FW, TEAcolhe, Instituto Casa Branca, universidades e empresas que queiram aderir à iniciativa.

 

25 de agosto (Segunda-feira)

8 horas – Palestra via Google Meet sobre “Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA)”, com a fonoaudióloga e mentora, Caroline Peres (será disponibilizada posteriormente no canal do Câmara no YouTube).

19 horas – Palestra “O tempo conta: Por que o diagnóstico precoce muda tudo?”, com a neuropsicóloga, Leticia Pereira de Lima e o psicólogo, Artur Muller, do Instituto Casa Branca, e depoimentos das mães Andrea Weber e Claudia Cristina Wesendonck (Local: Câmara de Vereadores).

Manhã e tarde – Exposição e comercialização de artesanatos produzidos pelos alunos da APAE (Local: Agência FGTAS/SINE-FW).

 

26 de agosto (Terça-feira)

8h30min – Círculos de diálogo e construção de paz para os pais, com apoio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Frederico Westphalen – CEJUSC FW (Local: Salão de Júri do Tribunal de Justiça).

13h30min – Palestra “Plataforma digital para produção de recursos educacionais inclusivos baseados em Mesa Tangível”, com o doutor da UFSM/FW, Evandro Preuss (Local: Câmara de Vereadores).

19 horas – Sessão Ordinária Especial com depoimentos de pessoas com deficiência (Local: Câmara de Vereadores).

Manhã e tarde – Exposição e comercialização de artesanatos produzidos pelos alunos da APAE (Local: Agência FGTAS/SINE-FW).

 

27 de agosto (Quarta-feira)

8 horas às 11 horas – Atendimentos/orientações aos pais de autistas, com a advogada Vanessa Fioreze (Local: Smec).

13 horas às 16 horas – Atendimentos/orientações aos pais de autistas, com a advogada Vanessa Fioreze (Local: Smec).

18h30min - Palestra “Reabilitação profissional: um direito, uma nova oportunidade”, com Angélica da Silva Gnoatto, analista do Seguro Social da Agência do INSS de Frederico Westphalen (Local: Salão Nobre da AEFW).

Manhã e tarde – Exposição e comercialização de artesanatos produzidos pelos alunos da APAE (Local: Agência FGTAS/SINE-FW).

 

28 de agosto (Quinta-feira)

9 horas – Lançamento do Projeto “Equipe Permanente Operativo de Suporte e Orientação aos PcD do município de FW”, coordenado pela Secretaria de Educação e Cultura, através da Equipe Multidisciplinar (Local: Câmara de Vereadores).

13h30min – Integração dos alunos da APAE de FW e do 2º Conselho (Local: Berlin).

19 horas – Palestra “Direitos dos Autistas: da infância à velhice”, com a advogada Vanessa Fioreze (Local: Salão de Atos da URI/FW).

Manhã e tarde – Exposição e comercialização de artesanatos produzidos pelos alunos da APAE (Local: Agência FGTAS/SINE-FW).

 

29 de agosto (Sexta-feira)

Manhã – Exposição e comercialização de artesanatos produzidos pelos alunos da APAE (Local: Agência FGTAS/SINE-FW).

8 horas às 11 horas – Atendimentos/orientações aos pais de autistas, com a advogada Vanessa Fioreze (Local: Smec).

09 horas – Oficina “Comunicação acessível e inclusiva em redes sociais”, com a professora Patrícia Pérsigo do Curso Relações Públicas da UFSM/FW (Local: Câmara de Vereadores).

13 horas às 17 horas – Atendimentos/orientações aos pais de autistas, com a advogada Vanessa Fioreze (Local: Smec).