“Minha rua tem nome e história”! João Muniz Reis, o primeiro prefeito de Frederico Westphalen

por Gustavo Menegusso publicado 05/06/2023 15h40, última modificação 12/06/2023 11h22
Conheça mais um personagem importante do município que dá nome a uma das avenidas de FW

Nosso terceiro personagem da série “Minha rua tem nome e história” é o líder comunitário, empresário da área rural, administrador e político João Muniz Reis, o itaquiense que se tornou o primeiro prefeito de Frederico Westphalen.

Filho do casal Theophilo Morena Reis e Lucinda Muniz Reis, chegou na Vila Barril em 1930. Foi casado com Amélia Soares da Silva Reis, conhecida pelos amigos como Dona Mimosa, com quem teve sete filhos.

Em mais de 40 anos dedicados à região, desempenhou inúmeras atividades. Foi subprefeito do Distrito de FW, nomeado pelo interventor de Palmeira das Missões; exerceu também, por mais de 13 anos, a função de subdelegado; atuou no Exército e Brigada Militar; funcionário público estadual; inspetor seccional e inspetor de Quarteirão.

Na vida política, no ano de 1945, integrou o grupo de líderes gaúchos na fundação do Partido Social Democrático; foi eleito vereador de Palmeira das Missões, em 1947, além de integrante da Comissão Pró-Emancipação da Vila Barril. Em 28 de fevereiro de 1955, tomou posse como o primeiro prefeito de FW, atuando de 28 de fevereiro de 1955 a 31 de dezembro de 1959 e entre 1º de janeiro de 1964 a 31 de janeiro de 1969. Também foi vereador do Poder Legislativo frederiquense, atuando como presidente entre 1960 e 1963.

Na vida comunitária, em 1938, participou do grupo de agricultores que fundou a Cooperativa de Produtos Suínos Santo Antônio Ltda, tendo sido por alguns anos administrador e diretor. Essa cooperativa deu origem ao Frigorífico Santo Antonio, mais tarde Damo S.A, e hoje, Agro Dalla Costa. Também foi presidente de honra do Clube Recreativo e Cultural Harmonia e do Esporte Clube Itapagé; participou da fundação do Hospital Divina Providência (HDP), tendo sido eleito o primeiro secretário e exercendo vários outros cargos dentro dessas entidades. Como um dos fundadores do HDP, recebeu o título de sócio benemérito, honraria também entregue pelos relevantes serviços prestados ao Clube Harmonia.

Pelo seu legado, João Muniz Reis também foi homenageado pelo Poder Público com o nome em uma das avenidas do município, que passa pela Estação Rodoviária, paralelamente com a Rua Miguel Couto.

Série “Minha rua tem nome e história”!

Iniciada no dia 21 de maio, essa série de conteúdos tem como objetivos mostrar para a comunidade quem são as personalidades que nomeiam as ruas de Frederico Westphalen, bem como incentivar a nomeação de novas vias a partir de nomes de pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do nosso município.

Os conteúdos são publicados de forma semanal, em nosso site e redes sociais. Relembre, a seguir, os textos já publicados.

- Monsenhor Vitor Battistella;

- José Cañellas;

*Ascom Câmara FW, com informações do historiógrafo Wilson Ferigollo.