Agricultura Familiar: experiências de sucesso são compartilhadas em seminário na Câmara

por Gustavo Menegusso publicado 19/04/2024 10h00, última modificação 19/04/2024 10h00
Evento ocorreu na quarta-feira, 17, e reuniu dezenas de agricultores, estudantes e representantes de cooperativas, entidades e instituições

Poder Legislativo foi representado no evento pelo presidente da Câmara, Leandro Mazzutti (Foto: André Santos)

Com o tema “Mercados para a agricultura familiar: experiências de vale-feira”, foi realizado na quarta-feira, 17, um seminário na Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen. O evento foi uma iniciativa da Emater/RS-Ascar, por meio do Escritório Regional de FW e da Unidade de Cooperativismo (UCP), e contou com apoio de várias entidades e instituições. O Poder Legislativo foi um dos parceiros da programação e foi representando no encontro pelo presidente, Leandro Mazzutti.

Durante o seminário foram compartilhados quatro cases de sucesso envolvendo o uso de vale-feira em diferentes municípios. A primeira experiência foi da Prefeitura de Santiago, que apresentou o projeto “Pila Verde e Azul”, que incentiva a separação e destinação correta do lixo orgânico e seco em troca de cédulas com poder de compra nas feiras de agricultura familiar da cidade.

Outro case apresentado foi da Prefeitura, Emater e Sicredi de São José do Herval, sobre a implementação do vale-feira como uma política pública. A iniciativa beneficia famílias em vulnerabilidade social com um valor de R$ 50, que pode ser usado na compra de produtos na feira do município.

A Cresol Raiz também compartilhou sua experiência no seminário, destacando um projeto de incentivo à economia local e à agricultura familiar por meio de um vale-feira para os colaboradores adquirirem produtos diretamente na Feira do Produtor de FW.

O quarto case foi o Aplicativo Papayas, uma solução tecnológica para vale-feira, em que a empresa pode oferecer um benefício para o colaborador adquirir alimentos orgânicos diretamente do produtor, através de uma rede disponível no aplicativo. “Foi um evento fantástico, com muitos cases de sucesso que também podem se tornar políticas públicas aqui em nosso município”, destacou Mazzutti.