Aprovado projeto de PPP para a construção de trevo no KM 40 da BR-386

por Ascom/Câmara FW publicado 22/09/2021 11h15, última modificação 22/09/2021 14h50
Proposição foi aprovada por unanimidade pelo legislativo de FW
Aprovado projeto de PPP para a construção de trevo no KM 40 da BR-386

A sessão teve somente uma proposição para a votação - Foto: Heloise Santi

Com a presença da maioria dos empresários parceiros para a construção do trevo no quilometro 40,4 da BR-158/386, localizado no Distrito de Oswaldo Cruz, no plenário Hilário Piovesan, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Frederico Westphalen, os vereadores votaram e aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei 069 que autoriza o executivo a celebrar termo de Parceria Público Privada (PPP) para a execução da obra.

De acordo com o projeto, a obra tem prazo de execução de 100 dias e estimasse um investimento de R$ 125 mil do poder público, que serão alocados, em drenagem, serviços de máquinas pesadas e fornecimento de material para base e sub-base e tem o objetivo, de acordo com a justificativa do projeto, de fomentar a implantação e o investimento de empresários e empresas, no local.

Durante a discussão da proposta, o vereador Antonio Luiz Pinheiro salientou que as margens da rodovia sempre foram um local procurado por investidores que querem abrir suas empresas e que este trevo vai fomentar novos investimentos no trecho entre o distrito de Oswaldo Cruz e o bairro São Cristóvão. “Muitas empresas já instaladas no local, e outras tantas podem vir a ser instaladas, buscando incremento nos valores também com a geração de impostos para a comunidade. Sem falar na segurança que um trevo vai propiciar ao transito do local, uma vez que há circulação de ônibus para as universidades, grande número de veículos e caminhões que acessam as empresas”, disse.

De acordo com o projeto o Executivo Municipal poderá utilizar suas máquinas, assim como os equipamentos e insumos já adquiridos anteriormente, não sendo necessária a realização de terceirização do serviço e aquisição dos insumos necessários.

A parceria será celebrada com os empresários, Paulo Henrique Bonissoni, Claudiomir Basso, Bruno Hoffmeister, Ederson dos Santos, Erasmo Peretto, Sergio Peretto, Jovani Baptalin, Walter Ney Zambenedetti, Alceu Rossato, Jamil Mesalira e Leandro Frizon. “A aprovação deste projeto nos deixa a mensagem de que trabalhar juntos - comunidade e poder público é o caminho para o desenvolvimento. Fica, também, o recado de que a câmara é parceira do desenvolvimento, dos bons investimentos e, dos bons projetos. Vimos na imprensa um levantamento que aponta para a redução da população regional, creio que isso se deve à falta de empregos e oportunidades, então estes empresários estão de parabéns por acreditarem e investirem em Frederico Westphalen e na região”, salientou o presidente da casa legislativa, Jorge Alan Souza.

O empresário Leandro Frizon, que é um dos parceiros do projeto salientou que o trevo vai otimizar os investimentos dos empresários no local porque facilita o acesso e também o escoamento da produção industrial.

Ainda foram apontadas outras pautas relacionadas ao desenvolvimento empresarial as margens da rodovia que estão sendo buscadas e debatidas entre os edis, como a construção de uma perimetral ligando a cidade ao bairro São Cristóvão e consequentemente ao Distrito de Oswaldo cruz.