Câmara faz homenagem ao médico Dirceu Medeiros e em memória ao professor Claudecir Frizon

por Ascom/Câmara FW publicado 22/12/2021 12h00, última modificação 22/12/2021 12h00
Com contribuições significativas na área da saúde e educação do município ambos foram homenageados na última sessão ordinária do ano

Moção além do reconhecimento dos trabalhos busca alteração do nome do ginásio da escola - Foto: Heloise Santi

Saúde e educação estiveram na pauta das homenagens feitas durante a última sessão ordinária de 2021 da Câmara Municipal de Frederico Westphalen. Receberam reconhecimento pelo trabalho prestado no município o médico Dirceu de Medeiros e o professor Claudecir Frizon (In memoriam).

Medeiros recebeu do legislativo uma placa em reconhecimento aos mais de 50 anos de atendimento médico na cidade. O profissional chegou na cidade em 1º de fevereiro de 1971 após concluir a graduação em medicina pela antiga Universidade de Medicina da Santa Casa, hoje, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, mais tarde, em 1982 o profissional buscou a especialização em otorrinolaringologia, atendendo uma demanda que existia na cidade.

De acordo com o presidente da casa, Jorge Alan Souza, a indicação de homenagem partiu do bombeiro Adilson Stasiak, quando descobriu que o médico, após atar por mais de 50 anos na cidade decidiu se aposentar. “Tão logo o Adilson me falou eu procurei meus colegas médicos e meus colegas vereadores para que pudéssemos homenagear esse homem que para mim é exemplo de que as nossas cidades pequenas merecem profissionais qualificados, que há espaço de trabalho e principalmente há demanda”, disse.

Medeiros veio para Frederico Westphalen a convite do também médico Enio Flores de Andrade, para trabalhar no Hospital Divina Providência (HDP), além deles havia somente mais um profissional da medicina na cidade, Ayres Marinho Cerutti, que atendia no Hospital Santo Antônio. “Ser homenageado nesta casa, me traz muitas emoções por este reconhecimento da comunidade de Frederico Westphalen, cidade que escolhi para viver. Exerci a medicina no mais amplo sentido, tínhamos que aguçar audição, tato e olfato, desafiante, porém compensador foi o meu trabalho, fiz o possível, sempre. Este momento vai servir de incentivo para o resto da minha existência”, salientou o médico.

Ainda durante a homenagem o, também, médico Claudio Borges Fortes, usou a tribuna em nome dos profissionais da saúde, para agradecer os ensinamentos de Dirceu Medeiros.

Moção pede que ginásio da escola receba o nome do professor

É indiscutível as contribuições do professor Claudecir Luis Frizon, falecido em março deste ano em decorrência de um câncer, para a educação do município.  Dos quase 60 anos da Escola Estadual Afonso Pena, em 26 deles o professor Claudecir foi diretor ou vice-diretor do educandário, conquistando destaque nacional e estadual entre as escolas públicas com as melhores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgadas pelo Ministério de Educação (MEC).

Por este feito, a escola foi agraciada, também, por duas vezes, com o Troféu Educacional Leonel de Moura Brizola, da Assembleia Legislativa. Criada pela Resolução 3.035, de 8 de abril de 2009, a distinção premia as escolas da rede pública estadual e municipal que obtiverem as melhores notas no IDEB 2015. Os alunos, são anualmente incentivados a participar das Olimpíadas Escolares, ocupando posição de destaque por vários anos consecutivos. Também, foi contemplada como Escola Padrão, dentro do Programa Avançar na Educação, onde receberá vários recursos, para alavancar ainda mais esses índices Escolares.

– No dia em que fazem nove meses que o professor Claudecir nos deixou, nós apresentamos essa homenagem como um gesto de carinho com ele e com a família. Por esta pessoa empenhada em fazer da educação uma ferramenta de desenvolvimento social, com reconhecimentos vários por esta casa, pelo estado e por cada um de nós que foi aluno na Afonso Pena. Foi sempre um incansável batalhador por melhorias educacionais e estruturais da escola e peço que o governo avalie com carinho nossa indicação de pôr o nome do ginásio de Claudecir Luis Frizon em reconhecimento a esta pessoa brilhante que o professor sempre foi – comentou o vereador Gabriel Lamonatto, autor da homenagem.

Os demais edis também salientaram o legado do professor: “Ele mostrou que a escola pública pode e deve ter qualidade era um lutador da educação básica, os deixou cedo, mas com um legado memorável”, disse o presidente Jorge Alan. “Uma homenagem não só pela amizade e carinho, mas, pela competência e respaldo em uma das atividades mais nobres que é educar”, completou o vereador Antonio Luis Pinheiro.

Além da homenagem acompanhada por familiares, amigos colegas e a comunidade, uma cópia da moção será encaminhada ao governo do estado, Assembleia Legislativa pedindo a alteração do nome do Ginásio da Escola para Ginásio de Esportes Professor Claudecir Luis Frizon.