Consulta Popular 2021/2022 terá nova possibilidade de participação da comunidade

por Ascom/Câmara FW publicado 10/09/2021 11h55, última modificação 10/09/2021 12h08
Vereador Raul Pazuch da Silva representou o legislativo na Assembleia de lançamento da consulta para o orçamento 2022

O aplicativo, já disponível para acesso da comunidade, foi apresentado durante a assembleia - Foto: Heloise Santi

O Corede Médio Alto Uruguai (Codemau), realizou na quinta-feira, 9, a assembleia pública de lançamento da Consulta Popular 2021 orçamento 2022 na região de abrangência do conselho. O governo gaúcho destinou par essa edição da consulta R$ 30 milhões a serem investidos em projetos de desenvolvimento regional em todo o Rio Grande do Sul destes, R$ 1.114.287,00 será destinado ao Corede Médio Alto Uruguai.

Além disso o governo estima pagar em 2022 mais R$ 10 milhões de passivos de 2018/2019 e R$ 10 milhões da segunda etapa da Consulta Popular 2020/2021.

A votação da consulta popular ocorrerá pelo aplicativo ou pelo site consultapopular.rs.gov.br o de 22 a 30 de novembro.

App possibilita mais participação

O lançamento do aplicativo Colab é a novidades desta edição do programa que iniciou em 1998 no Rio Grande do Sul. O Colab é uma ferramenta a mais, que possibilita maior participação da comunidade desde a primeira etapa da Consulta. De acordo com a diretora do Departamento de Articulação Regional e Participação (DARP), Bruna Blos Hepp, trata-se de uma etapa inicial no âmbito digital, em que através do aplicativo todos os cidadãos poderão contribuir com propostas e ideias que, posteriormente, irão para votação da população. O aplicativo está disponível para download em dispositivos Android e IOS. “Além disso, a proposta que receber mais curtidas irá direto para a cédula de votação do Corede, que neste ano terá cinco propostas, sendo que, três delas serão leitas em etapa seguinte, com a mobilização popular e poderão receber cerca de R$ 371.429,00 cada”, explicou.

A inserção destas propostas pelo público poderá ser realizada até o dia 12 de outubro. As ideias recebidas são enviadas à equipe do Governo do RS, que em conjunto com o Corede farão a análise de viabilidade. A pessoa receberá um retorno positivo ou negativo caso seu projeto chegue à votação popular. Por sugestão do vereador Raul Pazuch da Silva que estava representando o legislativo, serão levadas para a cédula de votação, no máximo, duas propostas de cada uma das 10 áreas que podem receber recursos pela Consulta Popular.

Saiba aqui como baixar o aplicativo

– É muito importante salientar que os cidadãos poderão consultar o Plano Estratégico de Desenvolvimento da Região do Médio Alto Uruguai 2015-2030 para ver as prioridades da região, assim, as propostas lançadas via aplicativo farão jus às reais demandas que temos. Além disso, as propostas deverão contemplar toda a região e não somente um município em específico. Sobre a participação da população, é válido destacar que para acessar o recurso os municípios deverão atingir no mínimo 2% de votos – reforçou a presidente do Codemau, Marcia Faccin.

Acesse o Plano Estratégico aqui

Em seu pronunciamento o vereador salientou a importância da Consulta Popular e as muitas conquistas para a comunidade dentre elas algumas históricas como o novo caminhão para o Corpo de Bombeiros, as novas viaturas para a Brigada Militar e Polícia Civil e a Oncologia no HDP. “É visível a importância da Consulta Popular e do Codemau na nossa região. Somos destaque, há vários anos, na votação e, neste ano, em que o governo além de estar colocando em dia os passivos da Consulta, lança esse aplicativo para aproximar ainda mais a comunidade desse programa, penso que está, também, incentivando que não só nós que estamos gestores, mas que todos passam pensar o que queremos para o futuro. Pois temos convicção que quando uma das nossas cidades cresce, toda a região cresce”, disse.

Poderão ser indicados para receber recursos projetos nas áreas de: agricultura, pecuária e desenvolvimento rural; inovação, ciência e tecnologia; turismo; esporte e lazer; cultura assistência social; obras; direitos humanos; meio ambiente e infraestrutura; transporte e infraestrutura e desenvolvimento econômico.