Implantação da TV Câmara ou de uma TV Universitária em FW é tema de audiência no Ministério das Comunicações

por Gustavo Menegusso publicado 30/08/2023 15h56, última modificação 30/08/2023 15h56
Encontro ocorreu na sexta-feira, 25, durante série de agendas do presidente do Legislativo em Brasília

Presidente da Câmara em reunião no Ministério das Comunicações, em Brasília (Foto: Gustavo Menegusso)

Com o objetivo de buscar informações sobre a possibilidade de implantação da TV Câmara, ou de uma TV Universitária em Frederico Westphalen, o presidente do Legislativo frederiquense, Raul Pazuch da Silva, e sua assessora, Heloise Santi, participaram na sexta-feira, 25, de uma audiência no Ministério das Comunicações, em Brasília. O encontro foi agendado pelo secretário de Comunicação Institucional, Maneco Hassen, após uma primeira reunião realizada na quarta-feira, 23, na Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, no Palácio do Planalto.

A audiência contou com a participação do coordenador-geral de Assuntos Jurídicos de Radiodifusão Pública, Comunitária e Estatal, Alexandre de Oliveira Barros e da diretora do Departamento, Daniela Naufel Schettino. “Nossa Câmara tem uma parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/FW), recebendo anualmente estagiários dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas. Então, conversando com o diretor do campus, Braulio Otmar Caron, vimos que a necessidade de uma TV em FW é uma demanda tanto da nossa Câmara Municipal, como também da universidade, que já possui esses cursos e teria plenas condições de produzir conteúdos locais para manter uma programação. O Legislativo de FW, e até mesmo Câmaras da região, seriam parceiros da TV Universitária. Por isso, estamos aqui para descobrir qual é o caminho e se há essa possibilidade”, comentou Pazuch.

As possibilidades

Na oportunidade, os servidores do Ministério das Comunicações esclareceram dúvidas e explicaram como o município, juntamente com uma instituição federal, pode solicitar um canal de TV ou uma concessão.

– No caso de uma TV Legislativa, a parceria pode ser feita diretamente com a TV Senado e com a TV Câmara, que estão indo justamente nos locais que possuem parceiros para auxiliar na manutenção. Nesta situação, a autorização do Ministério é muita rápida, assim como para uma TV Universitária que for solicitada por meio de uma parceria com a EBC. A EBC vai na localidade e pede a consignação de um canal, discute-se como será o convênio e aí teria a possibilidade de dentro da programação da TV Universitária também serem feitas inserções de conteúdos da Câmara de Vereadores, tais como as Sessões da Câmara, por exemplo”, explicou Daniela.

Outra forma de se conseguir a concessão seria por meio de editais, onde a instituição precisaria manifestar-se publicamente o interesse pela TV Universitária e aguardar a publicação dos editais do Ministério das Comunicações. “Essa uma forma possível também, contudo a mais demorada. Temos um passivo muito grande ainda para resolvermos antes de lançarmos um novo edital”, comentou a diretora do departamento.

Reunião com a direção do campus da UFSM/FW

Nos próximos dias, o presidente da Câmara irá se reunir com a direção do campus da UFSM/FW para apresentar as informações repassadas pelos servidores do Ministério das Comunicações e, em parceria Universidade e Câmara, buscar viabilizar um canal de TV aberta para o município e região.