Integração cultural na Câmara marca homenagens às etnias alemã, italiana e polonesa
A Sessão Ordinária da terça-feira, 9, foi marcada por um momento de integração cultural na Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen. Na ocasião, o Poder Legislativo prestou homenagens, por meio de Moções de Aplausos, a três importantes etnias que ajudaram a construir a história do município – alemã, italiana e polonesa. Esses povos foram fundamentais no processo de colonização do Norte do Rio Grande do Sul e, até hoje, mantêm vivas suas tradições por meio da gastronomia, da música, da dança, da religiosidade e de eventos culturais que fortalecem o sentimento de pertencimento e preservam a memória de seus antepassados.
Além de enaltecer o legado dessas comunidades para o desenvolvimento local, as Moções também reconheceram datas históricas de grande relevância: os 150 anos da imigração polonesa e italiana no Brasil, que estão sendo comemorados em 2025, e os 200 anos da imigração alemã no país, celebrados em 2024.
As homenagens
As Moções, que haviam sido aprovadas pelos vereadores durante o 1º semestre do ano, foram entregues à presidente da Sociedade Polonesa Karol Wojtyla, Elenice Szatkoski; ao presidente do Centro de Arte e Cultura Italiana (Caci), Francisco Quatrin e ao presidente do Centro Cultural 25 de Julho, Vanderlei Sabino.
Em sua manifestação, Elenice fez um resgate histórico de famílias importantes que contribuíram para o fortalecimento da cultura polonesa no município. “Temos aqui um documento de 1995, que mostra o quanto essa sociedade trabalhou e se uniu para a construção da Casa Polonesa, por isso, hoje, é um momento de evidenciarmos o papel que essas famílias tiveram na história do desenvolvimento da etnia e também do município”, destacou.

O representante do Caci agradeceu a homenagem recebida do Poder Legislativo neste ano tão importantes para a comunidade italiana. “Que satisfação, neste momento, recebermos esse reconhecimento que tão bem simboliza o nosso conceito de cultura e tradição que temos em FW e toda essa região do Sul do Brasil. Estamos muito felizes de celebrarmos os 150 anos de imigração italiana no Brasil”, comentou Quatrin.

Representando a etnia alemã, Sabino falou da importância do reconhecimento e da preservação da cultura. “Para nós é uma honra estarmos aqui para receber essa ilustre homenagem. O principal objetivo do Centro Cultural 25 de Julho é preservar aquela sementinha que há 34 anos foi plantada e manter vivas as tradições germânicas e a memórias que herdamos dos nossos familiares”, afirmou o presidente.

O momento também contou com pronunciamentos dos vereadores, que evidenciaram a importância de todas as etnias para o desenvolvimento de Frederico Westphalen, além de apresentações de música e dança.