Legislativo aprova Moção de Aplausos ao Centro Cultural 25 de Julho e em reconhecimento aos 200 anos da imigração alemã no RS
A Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen aprovou em Sessão Ordinária, no mês de junho, uma Moção de Aplausos ao Centro Cultural 25 de Julho, em reconhecimento ao trabalho da entidade na preservação e promoção da cultura alemã no município. A proposta, de autoria da Bancada do PDT, juntamente com as demais bancadas da Casa – MDB, PL, Progressistas e PSDB – também reconhece os 200 anos da imigração alemã no RS, que foram rememorados em 2024.
Fundado em 17 de julho de 1991, o Centro Cultural 25 de Julho é uma associação sem fins lucrativos, dedicada à pesquisa, promoção e divulgação da cultura germânica. A entidade realiza atividades voltadas à integração comunitária e à manutenção de tradições trazidas pelos imigrantes.
Moção será entregue em Sessão Solene que homenageará também as etnias italiana e polonesa
Além do reconhecimento à etnia alemã, a Casa Legislativa também realizará uma homenagem às etnias italiana e polonesa, pelos seus 150 anos de imigração no Rio Grande do Sul. A entrega irá ocorrer em uma Sessão Solene no mês de setembro.
Histórico da imigração alemã no Rio Grande do Sul
A data de 25 de julho de 2024 celebra o bicentenário da imigração alemã no Estado do Rio Grande do Sul. A imigração iniciada em 1824 foi um dos principais eventos que moldaram a cultura e a identidade gaúcha.
Os primeiros imigrantes, vindos de diferentes regiões da Alemanha, estabeleceram-se em São Leopoldo, dando início a um movimento que transformou a região. A presença alemã no Rio Grande do Sul deixou um rico legado, que se manifesta em costumes, tradições, culinária e arquitetura. Dados históricos dão conta que 39 imigrantes chegaram ao RS há 200 anos.
A imigração foi incentivada pelo governo brasileiro, que buscava colonizar a região e desenvolver a agricultura e a indústria. A maioria das colônias alemãs foi criada por iniciativa de empresas particulares, e não apenas pelo governo.
Estima-se que, entre 1824 e 1914, cerca de 48 mil alemães imigraram para o Rio Grande do Sul. Muitos dos atuais municípios gaúchos foram fundados por imigrantes alemães.
A imigração alemã contribuiu para o desenvolvimento econômico e cultural do estado, deixando um rico legado que ainda se faz presente em diversas áreas, como a culinária, a arquitetura, o folclore e a língua.
Histórico do Centro Cultural 25 de Julho
Fundado em 17 de julho de 1991, o Centro Cultural 25 de Julho se caracteriza como sendo uma entidade privada sem fins lucrativos. Esta associação cultural tem como principal objetivo preservar, difundir e pesquisar a história da cultura e costumes germânicos, incluindo e interagindo com distintos públicos.
A entidade é filiada, desde 1994, à Associação Regional de Grupos de Danças Folclóricas Alemães, o que lhe permite ter acesso, anualmente, às coreografias das danças folclóricas; estar inserida na programação anual da associação regional: sediar, desde que esteja em dia com suas obrigações e se for sorteada, o Encontro de Grupos de Danças Folclóricas Alemãs. Cabe destacar, ainda, que, por volta dos anos 2000, o Centro Cultural possuía um grupo de canto, denominado Alten Kameraden, o qual ficou sem atividades até 2023, quando foi reativado.
Atualmente, a entidade possui cerca de 80 dançarinos, divididos em cinco categorias:
- Mirim e Infantil - Volkstanzgruppe Die Taubchen
- Juvenil - Volkstanzgruppe Edelweiss
- Casais - Volkstanzgruppe Immer Fröhlich
- Adulto - Volkstanzgruppe Sünnros
O Centro Cultural 25 de Julho iniciou no ano de 2022 sua primeira turma de alfabetização musical, onde os participantes aprendem a tocar flauta doce por meio da leitura de partituras. Participam deste projeto crianças e adultos.
Procurando cumprir com suas determinações estatutárias, esta entidade vem desenvolvendo diversas atividades sociais e culturais de amplitude regional, destacando-se os seguintes festejos populares: Julifest, Barrilfest, Biergarten e Marcha dos Archotes, os quais expressam a cultura alemã por meio da culinária, da dança, da música, dos trajes típicos e dos costumes. No ano de 2018 foi realizada a primeira edição da OktoberFred, evento este que até o momento não foi dado continuidade.
A Julifest se caracteriza por ser um evento composto por uma celebração religiosa, seguida de um almoço com cardápio típico alemão e apresentações folclóricas. A Julifest é o evento mais tradicional realizado pelo Centro Cultural 25 de Julho de Frederico Westphalen e tem, como objetivo, preservar parte da cultura e costumes germânicos trazidos pelos imigrantes alemães, bem como interagir com a comunidade local. Em 2024, foi realizada a 33ª edição em comemoração aos 33 anos de existência da etnia alemã no município e em alusão aos 200 anos da Imigração Alemã no Brasil.
A Barrilfest, por sua vez, se caracterizou por se um encontro de grupos de danças folclóricas com o objetivo de difundir cultura e costumes germânicos por meio da participação e integração dos grupos de danças folclóricas, principalmente dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Este evento foi realizado a cada dois anos no último final de semana do mês de setembro. A 10ª edição, no ano de 2017 contou com a presença de aproximadamente 30 grupos de dança, e na 11ª no evento, no ano de 2019, cerca de 20 grupos se fizeram presente no evento.
Após uma avaliação da Barrilfest por parte da diretoria, decidiu-se transferir este evento para o mês de novembro, bem como trocar o nome para Novemberfest. Isto porque existem outros eventos na cidade que utilizam o nome Barril. A alteração na data também se deve ao fato de ter duas festas muito próximas (julho e setembro). Além disso, ao fazer esta festa em novembro, inclui-se o evento na programação do Frederico em Luz.
O Biergärten se caracteriza por uma festa popular aberta ao público realizada na Praça da Matriz, no centro de Frederico Westphalen, sem cobrança de ingressos. No interior da praça é preparado um espaço devidamente decorado, com mesas e bancos, além de uma iluminação decorativa, onde as pessoas podem degustar da gastronomia germânica ao som de uma banda típica alemã e conversar com os amigos.
A Marcha dos Archotes, um evento anual composto por um desfile com lanternas natalinas pelas ruas de Frederico Westphalen e apresentações de danças folclóricas em praça pública, que ocorre desde os anos 1990, no centro da cidade. Atualmente, estas atividades fazem parte da programação do Frederico em Luz, um evento promovido pelo poder público municipal e que se tomou um dos principais eventos natalinos do estado do Rio Grande do Sul.
Para cumprir com seu propósito, o Centro Cultural 25 de Julho mantém os componentes dos grupos de dança, financiando as viagens para que seus dançarinos e dançarinas participem e representem a entidade e o município de Frederico Westphalen em diversos eventos folclóricos no estado do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Destaca-se que, atualmente, os recursos financeiros necessários para manter tais atividades são oriundos do lucro da Julifest, Novemberfest e Biergärten. Como estes recursos são totalmente comprometidos com as atuais atividades, não sobram recursos financeiros suficientes para aprimorar sua sede social e até mesmo para confeccionar novos trajes para os grupos de dança ou mesmo custear outras atividades de cunho cultural. Destaca-se, ainda, que apesar de ser um Centro Cultural que preserva as tradições e costumes germânicos, seus grupos de dança são abertos e acolhem pessoas de todas as etnias e grupos sociais da cidade. Sempre que os grupos de dança se apresentam é feito um convite para a comunidade participar da entidade.
Outro aspecto é que, para além de promover a herança cultural alemã, o Centro Cultural 25 de Julho oferece oportunidade de aprendizado, atividade física, integração e lazer para as crianças, jovens e adultos em horário extraescolar, além de integração com a família e a comunidade local. Ademais, esta entidade procura desenvolver trabalhos comunitários e de ajuda a outras entidades como, por exemplo, Baile de Chopp beneficente realizado pelo Rotary Clube, visitas ao Lar dos Idosos e dos Deficientes Físicos, bem como a casa de acolhimento Lar São Francisco. Na última edição da Novemberfest, o Centro Cultural 25 de Julho, doou 5% do lucro do evento para o Promenor de Frederico Westphalen.
Atualmente, o Centro Cultural está construído sua nova sede, no Bairro Aparecida, prevista para ser inaugurada em setembro.