Legislativo fiscaliza obra de melhorias em rede de água feita com recursos das sobras orçamentárias da Câmara

por Gustavo Menegusso publicado 20/03/2023 18h30, última modificação 21/03/2023 08h46
Vereador Leandro Mazzutti esteve no local na quinta-feira, 16. Rede de água abastece mais de 80 famílias das Linhas Boa Esperança, Manfio e Vanelli

Nova rede de água beneficiará 83 famílias (Foto: Gustavo Menegusso)

A Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen repassou, em 2022, R$ 1.850.000,00 para o Executivo Municipal aplicar em demandas da comunidade. Uma das solicitações feitas pelo Poder Legislativo foi a destinação de R$ 80 mil deste montante para a Associação da Água das Linhas Boa Esperança, Manfio e Vanelli, para melhorias na rede que abastece mais de 80 famílias destas três localidades. A rede, que foi construída há mais de 20 anos, possuía inúmeros vazamentos, o que elevava o consumo de energia elétrica. Os problemas, inclusive, foram verificados in loco pelo Legislativo Municipal e Prefeitura em agosto do ano passado.

Atendendo ao pedido da Câmara de Vereadores e das comunidades, a Administração Municipal fez a aquisição de 1,8 mil metros de tubos em Pead (1,2 mil metros do poço até as caixas d’água e 600 metros de retorno, o equivalente a 75% da rede), e auxiliou a Associação com o pagamento de 86 horas-máquinas terceirizadas. Também houve contrapartida dos moradores, com aquisição de materiais e mão de obra.

Com objetivo de fiscalizar e verificar a situação dos trabalhos, realizados nas últimas semanas, o segundo-secretário e vereador Leandro Mazzutti, na quinta-feira, 16, voltou até o local onde agora foi construída a nova de rede de água. “Gostaria de enaltecer o trabalho dos vereadores do município, no qual a Câmara destinou as sobras orçamentárias ao Executivo Municipal. Também o nosso agradecimento aos gestores municipais que atenderam a essa demanda antiga destas comunidades”, comentou o segundo-secretário.

Ao lado do cobrador e encanador, Daniel Pinheiro, e do tesoureiro da Associação, Gabriel Londero, Mazzutti percorreu os 1,8 mil metros onde foram colocados os novos tubos, que agora serão responsáveis por trazerem uma redução significativa no consumo de energia elétrica, além da diminuição do desperdício de água. “A expectativa é uma redução de cerca de 50% no valor da luz. Então, em nome da comunidade, queremos agradecer a Câmara de Vereadores e Prefeitura”, destacou Pinheiro.