Legislativo prestigia ato de assinatura dos contratos do Programa Plano Safra RS – Bônus Mais Leite

por Ascom/Câmara FW publicado 16/01/2026 16h29, última modificação 16/01/2026 16h29
Presidente em exercício da Câmara, Lídio Pedro Signori, representou a Casa Legislativa no evento
Legislativo prestigia ato de assinatura dos contratos do Programa Plano Safra RS – Bônus Mais Leite

Ato de assinatura ocorreu nesta sexta-feira, 16 (Foto: Carlos Henrique Bald)

O presidente em exercício da Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen, Lídio Pedro Signori, representou o Poder Legislativo nesta sexta-feira, 16, no ato de assinatura dos contratos do Programa Plano Safra RS – Bônus Mais Leite. O evento ocorreu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de FW e reuniu produtores rurais de 32 municípios atendidos pela Emater/RS-Ascar Regional de FW. Também participaram do encontro o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti; o presidente da Emater/RS-Ascar, Luciano Schwerz, dentre outras lideranças do setor.

O Programa Plano Safra RS – Bônus Mais Leite é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), inserida na carteira do Plano Rio Grande, e financiada pelo Fundo do Plano Rio Grande (FUNRIGS). O programa tem por objetivo promover a qualificação e o fortalecimento da cadeia produtiva do leite na agricultura familiar gaúcha, mediante subvenção financeira de operações de crédito contratadas no âmbito do Plano Safra 2025/2026. 

As subvenções serão concedidas nas operações de crédito contratadas por agricultores familiares enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), desde que atuem na produção de leite no Rio Grande do Sul, com venda de leite cru para indústrias, cooperativas, queijarias ou processamento em agroindústria própria legalizada. 

O programa subvencionará o crédito contratado por pessoa física, sendo os limites considerados para cada unidade familiar de produção, ficando permitida a contratação de até uma operação de custeio e uma operação de investimento por CAF.

Nas operações de custeio, será concedido bônus financeiro de 25% do valor financiado, limitado a R$ 5 mil em subvenção. Nas operações de investimento, será concedido bônus financeiro de 25% do valor financiado, limitado a R$ 25 mil em subvenção.

*Ascom Câmara FW, com informações da Secretaria de Desenvolvimento Rural.