Lideranças regionais se reúnem em Palmitinho para debater a crise da cadeia do leite e construir encaminhamentos em defesa dos produtores
A Associação dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais da Região do Médio Alto Uruguai (Astrmau), em parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS), realizou nesta terça-feira, 18, um Ato Público em Defesa dos Produtores de Leite. O encontro reuniu lideranças regionais e do Estado, na Câmara de Vereadores de Palmitinho. O Poder Legislativo de Frederico Westphalen esteve representado no evento pela presidente Marizete Frozzi e o vereador Lídio Pedro Signori.
Durante o encontro, foram apresentados dados que evidenciam a gravidade da situação da cadeia leiteira. A crise é agravada pelos baixos preços pagos ao produtor, pelo aumento dos custos de produção e pela forte concorrência de importações, especialmente de países do Mercosul. A atividade leiteira, exercida majoritariamente por agricultores familiares, é essencial para a economia dos municípios e geração de empregos. O abandono da produção tem impactado diretamente o comércio, os serviços e a permanência das famílias no campo.
O diálogo resultou em encaminhamentos estratégicos voltados à defesa dos produtores e ao fortalecimento da cadeia do leite na região. “Fomos convidados pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de FW, Amarildo Manfio, para participarmos deste ato e apoiarmos essa causa, inclusive aprovamos uma Moção de Apoio que será encaminhada a todos os deputados, senadores, Governador do Estado e Presidente da República. A defesa da produção leiteira é fundamental para assegurar renda às famílias dos agricultores, garantir a permanência no campo e preservar a segurança alimentar da população brasileira”, salientou a presidente da Câmara.