Oficina de Comunicação Acessível encerra programação da 4ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

por Ascom/Câmara FW publicado 01/09/2025 16h11, última modificação 01/09/2025 16h11
Encontro foi realizado na sexta-feira, 29 de agosto, na Câmara de Vereadores
Oficina de Comunicação Acessível encerra programação da 4ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Oficina de Comunicação Acessível foi realizada na sexta-feira, 29 de agosto (Foto: Gustavo Menegusso)

A programação da 4ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla foi encerrada na sexta-feira, 29 de agosto, com a oficina de “Comunicação Acessível: boas práticas para as redes sociais”. O encontro, realizado na Câmara de Vereadores, foi ministrado pela coordenadora do Curso de Relações Públicas da UFSM/FW, Patrícia Persigo, e reuniu profissionais da Apae, estudantes e assessoria de imprensa da Casa Legislativa.

Na ocasião, a professora apresentou os conceitos gerais sobre acessibilidade, trouxe alguns dados e deu dicas de como tornar o conteúdo de redes sociais mais acessível, por meio do uso de fontes e de recursos como descrição de imagem e texto alternativo; uso de vídeos com legenda, tradução em Libras e audiodescrição; a criação de links descritivos em vez de expressões genéricas, como “clique aqui”; e a atenção ao contraste de cores, à escolha de fontes e à organização dos textos. Ela também mostrou exemplos de empresas multinacionais que utilizam essas práticas.

Patrícia também ressaltou o papel das hashtags inclusivas, como #ParaCegoVer, #DescriçãoDeImagem e #PraTodoMundoVer, que ajudam a ampliar a conscientização sobre a importância da acessibilidade digital.

 

A Semana de 2025

A 4ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla iniciou no dia 21 de agosto, em cerimônia na Câmara de Vereadores, e foi marcada por diversas palestras na Casa Legislativa, AEFW e URI/FW; exposição e comercialização de artesanatos produzidos pelos alunos da Apae; Cine-Debate Inclua nossa voz; reativação e eleição do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência; Círculos de diálogo e construção de paz para os pais de pessoas com deficiência; Informativos e Sessão da Câmara especiais; atendimentos/orientações aos pais de autistas; Integração dos alunos da Apae de FW e do 2º Conselho na Berlin; Lançamento do Projeto Grupo Operativo de suporte e orientação aos PcD do município e Oficina de Comunicação Acessível.

A programação, que teve como tema “Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua nossa voz!”, foi uma realização do Poder Legislativo, Executivo Municipal – por meio das Secretarias de Educação e Cultura, Saúde e Assistência Social e Habitação –, Apae, Associação dos Autistas Miguel, UFSM/FW, URI/FW, Uergs, IFFar-FW, Uninter, Associação Empresarial ACI/CDL (AEFW), Agência Fgtas/Sine e TEAacolhe, com apoio da FWTV, Instituto Casa Branca e Doity Plataforma de Eventos. “Agradecemos a todos os parceiros que ajudaram a fazer Semana Municipal, em especial a todos os profissionais que aceitaram o convite para compartilhar suas formações, experiências e conhecimento, de forma gratuita, com toda a comunidade. Foram palestras de alto nível, com muitos debates importantes e necessários para um futuro com mais empatia, acolhedor e inclusivo”, destacou a Mesa Diretora da Câmara.