Oncologia no HDP: Comissão de Acompanhamento das Obras é criada

por Gustavo Menegusso publicado 12/12/2023 17h59, última modificação 12/12/2023 17h59
Comissão contará com representantes de cerca de 15 entidades, além da diretoria do hospital
Oncologia no HDP: Comissão de Acompanhamento das Obras é criada

Reunião foi realizada na segunda-feira, 11, no auditório do Hotel Cantelle (Foto: Andre Santos)

Mais um passo para a construção do setor de Oncologia e ampliação do serviço de Hemodiálise do Hospital Divina Providência (HDP) de Frederico Westphalen foi dado. Uma reunião com a presença de diversas autoridades, realizada na segunda-feira, 11, no auditório do Hotel Cantelle, definiu a criação da Comissão de Acompanhamento das Obras para Instalação do Serviço de Oncologia e de Ampliação do Serviço de Hemodiálise do HDP.

A comissão será formada por representantes de cerca de 15 entidades, além da diretoria do HDP. São elas: Câmara de Vereadores de FW, Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop), Prefeitura de FW, URI/FW, Rotary Club, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), Lions Club, Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Secretaria de Saúde, Conselho Municipal de Saúde, Associação Empresarial (AEFW), 2ª Coordenadoria Regional de Saúde, Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção de FW, Conselho Regional de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (Codemau) e Corpo Clínico do HDP). A Câmara de FW terá como seus representantes o vereador Leandro Mazzutti (titular) e Jorge Alan Souza (suplente).

Nesse sentido, a presidente Codemau, Marcia Faccin, sugeriu que os trabalhos da comissão também tenham uma formulação regional, tendo em vista que este pleito em si não é somente de FW, mas da região.

A reunião foi presidida pelo presidente do HDP, Waldriano Gemelli, que falou sobre a aprovação dos projetos de ampliação e reforma do setor de Hemodiálise, além do setor de Oncologia, e o intuito da criação desta comissão para que as futuras obras sejam realizadas com transparência.

Gemelli destacou ainda que uma conta bancária específica já foi criada para a realização das obras no hospital, para a garantia dos recursos já existentes (R$ 3.680,000,00) e de R$ 4.882,000,00 restantes para as obras de construção civil (cerca de 2.019 m² de área construída), exceto os equipamentos, que já possuem R$ 6 milhões garantidos através do Ministério da Saúde, conforme anúncio do deputado federal Dionilso Marcon (PT), em outubro.

Edital para contratação da empresa responsável pelas obras

Em sua fala, o presidente do hospital ainda destacou que o edital para a realização das obras deve ser construído na modalidade de tomada de preços, buscando a consulta dos melhores orçamentos e de empresas que possam atender aos critérios específicos pertinentes à obra.

Nesse sentido, o vereador Leandro Mazzutti, representando a Comissão Especial em prol da Oncologia, instituída pela Câmara de Vereadores, argumentou que o edital teria que considerar uma pontuação para construtoras que já realizaram este tipo de obras hospitalares, a exemplos de grandes centros regionais, como é o caso do município de Erechim, que possui unidade de tratamento oncológico de referência para a região.

O local do setor de Oncologia

Na reunião, o diretor-administrativo do HDP, Luís Eduardo Bertoldi detalhou que o setor de Oncologia deverá ser construído sobre o próprio setor de Hemodiálise, sendo um nível acima, conforme o projeto preexistente.

Demais recursos para as obras

Em sua manifestação, o prefeito José Alberto Panosso comentou sobre o compromisso dos deputados da Bancada Gaúcha com essa importante demanda da região, em que muitos parlamentares sinalizaram o envio de recursos por meio de emendas. O vereador Belonir Vendruscolo, que também representou o Legislativo de FW na reunião, também reforçou o apoio dos deputados a partir de visitas feitas em cada gabinete. “Em agosto, estivemos em Brasília batendo de porta em porta para apresentar o projeto da Oncologia no HDP e pedir a destinação de recursos para essa importante obra”, reforçou Vendruscolo.

As reuniões da comissão

Ao fim do encontro foi decidido que, nos próximos dias, engenheiros e arquitetos que fazem parte da comissão devem se reunir para definirem questões do projeto e de avaliação da estrutura física do hospital.

Outra definição foi com relação às reuniões da Comissão de Acompanhamento das Obras para Instalação do Serviço de Oncologia e de Ampliação do Serviço de Hemodiálise do HDP, que deverão acontecer ao longo do período de pré-construção e durante a execução das obras.