Poder Legislativo entrega título de “Cidadão Frederiquense” a Danilo Vanzin, Edison Cantarelli e Ramir Severiano

por Gustavo Menegusso publicado 21/12/2023 15h15, última modificação 21/12/2023 16h03
Honraria máxima concedida pela Câmara de FW foi entregue em Sessão Solene realizada na quarta-feira, 20
Poder Legislativo entrega título de “Cidadão Frederiquense” a Danilo Vanzin, Edison Cantarelli e Ramir Severiano

Sessão Solene foi realizada na quarta-feira, 20, no Plenário Hilário Piovesan (Foto: Gustavo Menegusso)

Com seus mais de 32,6 mil habitantes, Frederico Westphalen é conhecido na região por acolher muitas pessoas de outras cidades gaúchas e Estados. Não foi diferente com Danilo Eugênio Vanzin, Edison Bisognin Cantarelli e Ramir Manoel Severiano, os indicados pelo Poder Legislativo para receberem neste ano de 2023 o título de “Cidadão Frederiquense”, a honraria máxima concedida pela Câmara de FW.

A homenagem ocorreu em Sessão Solene realizada no Plenário Hilário Piovesan, na quarta-feira, 20, com a presença dos vereadores; do vice-prefeito, João Francisco Vendruscolo, autoridades religiosas, representantes de entidades e instituições do município, além de familiares e amigos dos homenageados.

Inicialmente, os indicados a receber o título foram recepcionados pelo presidente, Raul Pazuch da Silva, e convidados a compor a mesa de autoridades. Em seguida, foi lido o histórico de cada um, destacando suas principais ações, serviços prestados à comunidade e contribuições para o desenvolvimento de Frederico Westphalen. Para coroar o momento, um representante de cada bancada, que indicou o nome para receber a distinção, fez a entrega de um quadro, oficializando, então, que Vanzin, Cantarelli e Severiano fossem reconhecidos, de fato, como cidadãos frederiquenses.

O momento solene ainda contou com discursos dos homenageados, que agradeceram as indicações dos vereadores, aprovadas de forma unânime em Plenário e, emocionados, ratificaram ainda mais o orgulho de serem filhos adotivos desta terra. “Só quero agradecer, não poderia ser diferente. Me sinto emocionado e feliz para essa distinção, não fui eu que adotei Frederico Westphalen, foi FW que me adotou”, disse Vanzin. “Agradeço ao professor Lauro Chielle pela indicação do meu nome e dizer que não poderia ter homenagem mais honrosa que essa, de ser um cidadão frederiquense”, destacou Cantarelli. “Estou muito grato e até mesmo emocionado de receber esse reconhecimento, apesar de já me considerar cidadão frederiquense porque Frederico Westphalen me acolheu muito antes mesmo de fixar residência aqui”, ressaltou Severiano.

 

 

Quem são os homenageados?

Danilo Eugênio Vanzin

Filho de Valeriano Vanzin e Veronica Soso Vanzin, é casado com Sirlei Maria Vanzin, pai de dois filhos frederiquenses, Andrei Vanzin e Evelise Vanzin. Nasceu em 12 de abril de 1949, na cidade de Antônio Prado, graduou-se 1974, em Ciências Contábeis na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Mudou-se aos 26 anos, junto de sua família, para Frederico Westphalen, residindo no Bairro Aparecida.

No município, desde 1975, trabalhou como contador na empresa Vanzin, Calegari & CIA Ltda, depois como administrador da Baldo S.A, do ramo agrícola, depois teve um escritório de contabilidade, mas sempre trabalhando paralelamente com as atividades rurais.

Vanzin participa da diretoria do Sindicato Rural de Frederico Westphalen desde 1995. Além disso, atuou em outras entidades frederiquenses, sendo da patronagem do CTG Rodeio da Querência, sócio remido e presidente do Conselho do Esporte Clube Itapagé e, desde 1985 é perito contábil da Justiça Cível, Justiça Federal e Justiça do Trabalho.

Atualmente, aos 74 anos, é presidente do Sindicato Rural, (função que exerce de forma não remunerada), desenvolvendo atividades em 14 municípios, coordenando, aproximadamente cerca de 180 cursos junto ao Senar na atividade rural, fortalecendo a agricultura e gerando desenvolvimento social.

Deste modo, proferindo que “adora Frederico”, apesar de trabalhar e ter morarado em outros municípios do Rio Grande do Sul e, de outros Estados do Brasil ao longo da vida, atualmente com residência fixa em Frederico Westphalen, recebe com muita satisfação e orgulho a honrosa homenagem do título de Cidadão Frederiquense.

 Sessão Solene Entrega Título Cidadão Frederiquense 40.jpg


Edison Bisognin Cantarelli

Filho de Odila Adolfina Bisognin Cantarelli e Alberi Vitor Cantarelli, é casado com Claudia Marin Silva Cantarelli, pai da Carolina Silva Cantarelli e irmão de Adiles, Édila e Adilson Bisognin Cantarelli.

Nascido em 06 de dezembro de 1976, na cidade de Formigueiro, mudou-se aos 8 anos, junto com sua família, para Santa Maria, no Bairro Camobi, ao lado da Universidade Federal de Santa Maria, onde atualmente a família possui empreendimentos voltados à moradia de mais de 130 estudantes universitários.

Em Santa Maria, finalizou os estudos escolares e ingressou na UFSM em 1995, no curso de Engenharia Florestal. Formou-se no ano de 2000 e já ingressou no mestrado, concluindo em 2002. Na sequência, ingressou no doutorado, desenvolvendo suas pesquisas na província de Corrientes e Misiones, na Argentina. Concluiu o doutorado em 2005 e iniciou seu trabalho de docência na própria UFSM em Santa Maria e também na Uergs, em Alegrete.

Em 2006, foi um dos primeiros professores concursado para o campus da UFSM em Frederico Westphalen, onde iniciou sua trajetória sendo o primeiro coordenador do curso de Engenharia Florestal e chefe do Departamento de Engenharia Florestal. Foi responsável por conduzir um importante projeto do Finep, que viabilizou a construção do viveiro florestal, laboratórios e compra de equipamentos utilizados até hoje no ensino e pesquisa do campus. Atualmente, após 17 anos de docência da UFSM, é professor titular, ministrando aulas para os cursos de Agronomia e Engenharia Florestal.

Em Santa Maria, sempre teve ligação com o futebol, sendo atleta das categorias de base do Inter-SM e, mais tarde, sendo fundador da Torcida Universitária Demônios da Baixada. Sendo assim, em 2013, foi convidado para compor a direção do União Frederiquense de Futebol onde atuou inicialmente na vice-presidência de finanças, depois nas categorias de base e em 2017 como presidente. Foi reeleito como presidente em 2019 e atualmente está no seu terceiro mandato.

Em 2014, foi responsável pela condução do projeto de construção da Arena do União Frederiquense de Futebol, com a aquisição de 12 hectares na então Linha Faguense. Sem dúvidas, essa obra foi um divisor de águas para o clube, onde com apenas 8 anos, em 11 de março de 2018, ocorreu a inauguração da Arena. Um marco histórico para o clube, cidade e região. A Arena foi construída dentro dos padrões exigidos pela FIFA e é um dos cinco melhores gramados do RS, sendo desenvolvido com tecnologia igual ao dos maiores clubes do Brasil.

Aquilo que parecia um sonho, um projeto audacioso, foi construído com várias mãos, com um grande engajamento da comunidade local e regional que se uniu e transformou em realidade, sendo hoje um local de turismo, lazer e orgulho para toda a cidade.

Também teve participação junto ao FNDE, em 2011, para aprovação do projeto em Brasília (DF), da liberação de recursos para a construção da Escola Ceci Capuani, no Bairro Fatima.

Reside na cidade de Frederico Westphalen desde 2006, onde construiu os primeiros condomínios Reserva do Bosque e Bella Città, no Bairro Faguense.

Por fim, recebe com muita satisfação e orgulho, a honrosa homenagem do título de Cidadão Frederiquense.

 

Sessão Solene entrega Título Cidadão Frederiquense (6).jpg


Ramir Manoel Severiano

Nasceu em 15 de janeiro de 1957, na cidade de Iraí, filho de Albino Severiano e Dalila Pierina Severiano. É casado com Rosane Ribas dos Santos Severiano e pai de Marcel Bastian Severiano.

Estudou no Ginásio na Escola Estadual Cardeal Roncalli, em Frederico Westphalen, também no Colégio de 2º grau Annes Dias, de Cruz Alta. Cursou Economia na Unicruz e mais tarde trabalhou no Banco Econômico, em Cruz Alta e, posteriormente, na Caixa Econômica Federal, por 20 anos.

Em 1987, iniciou a atividades comerciais, com uma locadora de filmes de videocassete. Em 1996, passou a comercializar CDs como atacadista, chegando a estar entre os maiores atacados do Brasil. Em 2011, começou a trabalhar no mercado livreiro como lojista e, em 2015, iniciou um trabalho de distribuição de livros, estando hoje entre os 10 maiores do Brasil, com atuação em toda a região Sul e também para todo o Brasil através do e-commerce. Em 2020, criou a Editora Vitrola e, em 2023, teve quatro lançamentos entre os livros mais vendidos do Brasil.

Dentre as atuações em entidades sociais, Ramir é o atual vice-presidente regional da Federasul, além disso prestou diversas contribuições, dentre elas: presidente do Clube Ipiranga e presidente do Conselho do Clube Ipiranga, presidente do Conselho do União Frederiquense, vice-presidente do Hospital Divina Providência, diretor regional da Federasul, Cônsul do Esporte Clube Internacional em FW, presidente da ACI-FW, vice-presidente do Consepro de FW, presidente do Comitê de Governança e empreendedorismo fundado pelo Sebrae em 2018. Em 2021, Ramir recebeu o Troféu Catedral, sendo eleito o Empresário do Ano do município de Frederico Westphalen.

Anteriormente, em sua cidade natal, Iraí, foi fundador e primeiro presidente da Apae, presidente do Iraí Tênis Clube, presidente do Esporte Clube Iraí, vereador e presidente da Câmara.

Deste modo, por suas relevantes contribuições recebe o título de Cidadão Frederiquense do Poder Legislativo de FW.

Sessão Solene entrega Título Cidadão Frederiquense (8).jpg