Presidente representa o legislativo na abertura da Feira Regional das Agroindústrias Familiares

por Ascom/Câmara FW publicado 13/12/2021 18h09, última modificação 13/12/2021 18h09
A feira reuniu mais de 60 expositores dos 43 municípios da Amzop

Evento é o primeiro a ser realizado regionalmente - Foto: Heloise Santi

Frederico Westphalen foi sede da 1ª edição da Feira Regional das Agroindústrias Familiares, neste fim de semana. Uma promoção da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop), Emater/RS-Ascar, através do Escritório Regional de Frederico Westphalen, Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e Prefeitura de Frederico Westphalen, com apoio da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG e o projeto Juntos pelas Agroindústrias, a feira reuniu 63 expositores dos diversos municípios de abrangência da Amzop.

O presidente do legislativo, vereador Jorge Alan Souza, representou a Câmara Municipal na abertura oficial do evento que recebeu, ao logo dos três dias, milhares de visitantes proporcionando muitos negócios para as agroindústrias regionais. “A Feira é uma oportunidade para agroindústrias, cooperativas e artesãos de toda a região potencializar a divulgação e comercialização dos seus produtos. E que bom vermos a região unida em prol da agroindústria que é um dos pilares da nossa economia e merece a nossa atenção, mais um exemplo de que juntos a gente chega mais longe”, disse.

O vereador Belonir Vendruscullo, a secretária Estadual da Agricultura, Silvana Covatti, o presidente da Emater/RS, Edmilson Pelizari, o presidente da Amzop, Antônio Reginaldo Ferreira da Silva, o Prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso, o diretor do Departamento de Agricultura Familiar e Agroindústria da Seapdr, Flávio Smaniotto, o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Luciano Schwerz, além dos prefeitos e primeiras-damas dos municípios que compõem a Amzop,  também prestigiaram a abertura, que aconteceu ao final da tarde desta sexta-feira, 10, em frente à Catedral Santo Antônio, em Frederico Westphalen.

Em seu pronunciamento o presidente da Amzop, reconheceu a importância do evento e das famílias de agricultores que ali estão comercializando seus produtos. “É graças a eles que a nossa região vem se desenvolvendo. De 2019 a 2020, tivemos um crescimento de 22% na região, um crescimento muito expressivo e acima do crescimento obtido em todo o Estado. Isso mostra o quanto desenvolvemos. Já fomos considerados a região mais pobre do Estado, mas esse cenário mudou. E hoje, aqui, estamos mostrando os potenciais da nossa região através dos empreendimentos rurais”, destacou da Silva.

Atividades Paralelas

Ainda fizeram parte da programação da Feira, espaços de formação e qualificação com o Seminário sobre Compras Institucionais, evento destinado às Secretariais Municipais de Educação e Assistência Social e escolas municipais e estaduais, Assembleia da Amzop, Encontro das Primeiras-Damas e Encontro Técnico sobre Sistemas de Inspeção Municipais (SIM/Susaf).

Catálogo das cooperativas e agroindústrias familiares

Para aproximar e estreitar a relação entre as entidades compradoras de produtos para a merenda escolar (Pnae) e o PAA, e os empreendimentos da agricultura familiar, foi criado um catálogo com as informações das agroindústrias e cooperativas que estão aptas e interessadas a comercializar para o mercado institucional dos 43 municípios da região da Amzop.