Reabilitação profissional é tema de palestra da 4ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
Palestra foi conduzida pela Analista do Seguro Social, Angélica da Silva Gnoatto, formada em Serviço Social e referência do Programa de Reabilitação Profissional da Agência do INSS de FW (Foto: Assessoria de Comunicação da AEFW/Divulgação)
Como parte da 4ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, o Núcleo de Recursos Humanos da Associação Empresarial ACI/CDL de Frederico Westphalen e a Agência FGTAS/Sine promoveram uma palestra gratuita com o tema “Reabilitação profissional: um direito, uma nova oportunidade”. O evento aconteceu na quarta-feira, 27, no Salão Nobre da AEFW, e reuniu profissionais de Recursos Humanos, Departamento Pessoal, lideranças e demais interessados que puderam compreender o Programa de Reabilitação Profissional do INSS.
A palestra foi conduzida pela Analista do Seguro Social, Angélica da Silva Gnoatto, formada em Serviço Social e referência do Programa de Reabilitação Profissional da Agência do INSS de FW. Foram abordados conhecimentos fundamentais sobre os direitos e deveres legais relacionados à reabilitação profissional, o papel do INSS e das empresas no processo, e boas práticas de inclusão e readaptação funcional.
Durante a palestra, os participantes tiveram a oportunidade de discutir estratégias para fortalecer a diversidade, a saúde e a sustentabilidade organizacional, reforçando a importância do apoio das áreas de RH e DP na identificação, acolhimento e reinserção de colaboradores reabilitados. “Estarmos aqui hoje para discutir o tema da Reabilitação Profissional reforça nosso compromisso ético e social, que exige a articulação e o engajamento conjunto dos diferentes segmentos da sociedade. Os direitos conquistados pelas pessoas com deficiência não devem ser preservados apenas, mas também ampliados de forma contínua, garantindo equidade, dignidade e oportunidades reais para todos”, destacou Angélica.
Leidiane Bandeira, coordenadora do Núcleo de RH da AEFW, ressaltou a relevância do tema. “Os profissionais do setor têm papel estratégico nesse processo, sendo ponto de apoio essencial para garantir o retorno e a permanência dos trabalhadores no mercado de trabalho”, enfatizou.
O evento reforçou o compromisso das organizações de Frederico Westphalen com a inclusão, oferecendo conhecimento e atualizado para que empresas e profissionais atuem de forma mais estratégica e humana na reabilitação profissional de seus colaboradores.
Ascom Câmara FW, com fotos e informação da Assessoria de Comunicação da AEFW.