Sociedade Karol Wojtyla realizará programação especial em setembro para comemorar aos 150 anos da imigração polonesa no Brasil

por Gustavo Menegusso publicado 20/08/2025 10h44, última modificação 20/08/2025 10h44
Detalhes dos eventos foram divulgados pela presidente da etnia polonesa, doutora Elenice Szatkoski, em visita ao Poder Legislativo
Sociedade Karol Wojtyla realizará programação especial em setembro para comemorar aos 150 anos da imigração polonesa no Brasil

Presidente do Legislativo, Marizete Frozzi, recebeu a visita da presidente da etnia polonesa, doutora Elenice Szatkoski e seu filho, Guilherme Antônio de Oliveira (Foto: Gustavo Menegusso)

A Sociedade Polonesa Karol Wojtyla, de Frederico Westphalen, irá celebrar em 2025 os 150 anos da imigração polonesa no Brasil, com uma programação com a comunidade. Com o objetivo de divulgar detalhes dos eventos, a presidente da etnia, doutora Elenice Szatkoski e seu filho, Guilherme Antônio de Oliveira, visitaram a Câmara de Vereadores na segunda-feira, 18, para um diálogo com a presidente do Poder Legislativo, Marizete Frozzi.

As atividades previstas contemplam momentos culturais, religiosos e gastronômicos, reforçando as tradições e a história da comunidade polonesa no município. Entre os destaques estão programadas missa polonesa no dia 7 de setembro, às 10 horas, na Catedral Santo Antônio; almoço típico polonês, no dia 28 de setembro, na Casa Polonesa e apresentações de danças típicas, também no dia 28 de setembro, às 15 horas, no Centro Municipal de Eventos, localizado no Parque de Exposições.

A programação ainda contará com exposições itinerantes das obras da artista plástica Irmã Filomena, já disponibilizadas à municipalidade, além da chegada da professora polonesa Kamila Maria Dziemianczuk (Diamenzuk), que ministrará cursos de língua polonesa à comunidade.

Na ocasião, também foi entregue um ofício ao Legislativo com algumas demandas da Sociedade, dentre elas, o apoio à conclusão da Casa Polonesa e a inclusão da Festa da Etnia Polonesa no Calendário Oficial de Eventos do Município, a ser realizada anualmente no primeiro e no segundo domingo de setembro.

A presidente da Câmara agradeceu a visita e também mencionou que o Legislativo aprovou, de forma unânime por todos os vereadores, uma Moção de Aplausos à etnia polonesa, que deverá ser entregue em uma Sessão Solene nos próximos meses.