Sociedade Karol Wojtyla realizará programação especial em setembro para comemorar aos 150 anos da imigração polonesa no Brasil
Presidente do Legislativo, Marizete Frozzi, recebeu a visita da presidente da etnia polonesa, doutora Elenice Szatkoski e seu filho, Guilherme Antônio de Oliveira (Foto: Gustavo Menegusso)
A Sociedade Polonesa Karol Wojtyla, de Frederico Westphalen, irá celebrar em 2025 os 150 anos da imigração polonesa no Brasil, com uma programação com a comunidade. Com o objetivo de divulgar detalhes dos eventos, a presidente da etnia, doutora Elenice Szatkoski e seu filho, Guilherme Antônio de Oliveira, visitaram a Câmara de Vereadores na segunda-feira, 18, para um diálogo com a presidente do Poder Legislativo, Marizete Frozzi.
As atividades previstas contemplam momentos culturais, religiosos e gastronômicos, reforçando as tradições e a história da comunidade polonesa no município. Entre os destaques estão programadas missa polonesa no dia 7 de setembro, às 10 horas, na Catedral Santo Antônio; almoço típico polonês, no dia 28 de setembro, na Casa Polonesa e apresentações de danças típicas, também no dia 28 de setembro, às 15 horas, no Centro Municipal de Eventos, localizado no Parque de Exposições.
A programação ainda contará com exposições itinerantes das obras da artista plástica Irmã Filomena, já disponibilizadas à municipalidade, além da chegada da professora polonesa Kamila Maria Dziemianczuk (Diamenzuk), que ministrará cursos de língua polonesa à comunidade.
Na ocasião, também foi entregue um ofício ao Legislativo com algumas demandas da Sociedade, dentre elas, o apoio à conclusão da Casa Polonesa e a inclusão da Festa da Etnia Polonesa no Calendário Oficial de Eventos do Município, a ser realizada anualmente no primeiro e no segundo domingo de setembro.
A presidente da Câmara agradeceu a visita e também mencionou que o Legislativo aprovou, de forma unânime por todos os vereadores, uma Moção de Aplausos à etnia polonesa, que deverá ser entregue em uma Sessão Solene nos próximos meses.