Troféu Mulher Cidadã homenageia cinco personalidades de destaque em áreas do município

por Gustavo Menegusso publicado 10/04/2024 14h50, última modificação 10/04/2024 14h56
2ª edição da entrega da honraria ocorreu em Sessão Solene realizada na Câmara de Vereadores, na segunda-feira, 8
Troféu Mulher Cidadã homenageia cinco personalidades de destaque em áreas do município

Sessão Solene de entrega do Troféu Mulher Cidadã 2024 (Foto: André Santos)

Uma noite só para elas! Ivone Verônica Wieczoreki, Marli Marcon Ross, Aline Milani, Marcia Faccin e Silvia Regina Canan, essas foram as homenageadas da 2ª edição do Troféu Mulher Cidadã, honraria entregue pelo Poder Legislativo de Frederico Westphalen, em parceria com a Procuradoria Especial da Mulher, durante Sessão Solene realizada na segunda-feira, 8, na Câmara de Vereadores.

Além dos parlamentares, também prestigiaram o evento representantes de entidades e instituições, familiares e amigos das homenageadas e diversas autoridades, dentre elas, a secretária municipal de Educação, Marisa de Fátima Bottom Piton, representando o prefeito José Alberto Panosso; a promotora de justiça do Ministério Público de FW, Michele Taís Dumke Kufner e a procuradora da Procuradoria Especial da Mulher, Francine Machado.

A Sessão foi marcada por momentos emocionantes. Após a leitura de cada histórico, que destacou as principais contribuições e trabalhos realizados pelas indicadas, a homenageada se dirigia ao centro do Plenário Hilário Piovesan para o recebimento de um troféu e um ramalhete de flores. O reconhecimento veio acompanhado de muitos aplausos do público e de palavras de agradecimento carregadas de emoção. “Só tenho a agradecer pelo convite, agradecer com o coração enorme e cheio de orgulho e dizer que toda missão que eu fiz até hoje está sendo recompensada neste momento. As lágrimas são de emoção, mas também de alegria, podem ter certeza, porque não imaginava receber tamanho reconhecimento”, disse a sargento Aline, indicada na categoria “Direitos das Mulheres e combate à Violência”.

Após a entrega dos troféus, também houve um momento de fala das autoridades. Inicialmente, deixaram suas mensagens a secretária de Educação e a promotora de justiça. Em seguida, um representante de cada bancada do Legislativo, presente na Sessão, usou o microfone para engrandecer a homenagem e parabenizar as cinco mulheres indicadas. “Ver mulheres protagonistas, à frente de cargos importantes e de destaque na sociedade é um orgulho para todas nós”, destacou a procuradora-adjunta da Procuradoria da Mulher e vereadora do Progressistas, Aline Ferrari Caeran. “Recebam essa homenagem que é de coração, dentro de uma seleção criteriosa realizada por todas as bancadas, que agora se materializa não somente pelas falas, mas também por esse troféu”, salientou o representante do MDB, Antônio Luiz Pinheiro. “Cada uma de vocês representa uma esfera da nossa sociedade e podem ser consideradas referências no meio que estão representando com este prêmio recebido”, finalizou o presidente da Câmara e vereador do PDT, Leandro Mazzutti.

 

 

As homenageadas da 2ª edição do Troféu Mulher Cidadã

Conforme previsto no projeto de lei, aprovado em 2022, as indicações dos nomes foram feitas pelas bancadas que compõem o Legislativo Municipal (Progressistas, PSDB, PDT e MDB), sendo que os líderes, por consenso de nomes, formaram a lista com as cinco homenageadas, cada uma em sua respectiva categoria: educação e cultura; saúde e bem-estar da mulher; direitos das mulheres e combate à violência; políticas públicas e empresariado e/ou agronegócio. A divulgação à comunidade ocorreu somente na noite da premiação.

A iniciativa da homenagem surgiu a partir de uma indicação da professora da UFSM/FW, Nara Bigolin, acolhida pela Procuradoria da Mulher e aprovada de forma unânime por todos os vereadores. O objetivo é valorizar anualmente mulheres que se destacam profissionalmente e/ou prestam relevantes serviços à comunidade, contribuindo para o desenvolvimento do município.

 

Categoria “Educação e Cultura” – Ivone Verônica Wieczoreki

Ivone nasceu em Frederico Westphalen em 14 de junho de 1961, filha de Antônio Wieczoreki e Rosália Wieczoreki e mãe de Giorgina Reaitegui Navarro.

Iniciou suas atividades na docência cursando Magistério na Escola Nossa Senhora Auxiliadora, em FW, habilitada para ministrar aulas nas séries iniciais do Fundamental I. É Licenciada em Estudos Sociais pela URI Campus de Erechim; em Geografia pela URI de FW e pós-graduada pela mesma instituição.

Como docente atuou na Escola Estadual Marechal Castelo Branco, no distrito de São João do Porto, onde também exerceu o cargo de vice-diretora e diretora. Na instituição, fundou o CTG Mirim e também o Grêmio Estudantil Anita Garibaldi e, na comunidade, foi secretária da diretoria da igreja e do Esporte Clube São João.

Foi assessora da professora Ophélia Buzatto Paetzold, então coordenadora da extinta 33ª Delegacia de Ensino (DE) de FW. Também trabalhou no setor pedagógico durante a gestão do professor, Querino Candaten, na 33ª DE.

Exerceu o cargo de diretora na Escola Estadual Santo Inácio por duas gestões e docente na instituição por mais de 20 anos. Também atuou como professora na Escola Nossa Senhora de Fátima; Escola de Ensino Fundamental Caiçara e Escola Estadual Sepé Tiarajú.

Integrante da diretoria do 26º Núcleo do CPERS de FW, atua na luta sindical em defesa da educação e manutenção dos direitos dos trabalhadores em educação e pela preservação da atividade docente. Há 17 anos, também é docente no Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEEJA) de FW, atuando na área de ciências humanas.

 “Sou professora porque escolhi ser professora, tenho mais que amor pelo que faço, tenho paixão. A minha história na educação está escrita na história dos meus alunos e um deles é o atual presidente desta Casa Legislativa, Leandro Mazzutti. Acredito que a educação é a única ferramenta capaz de dignificar e promover o desenvolvimento, pois a educação não se resume ao letramento, a educação é o exercício pleno da cidadania”, finaliza.

 Ivone Verônica Wieczoreki recebeu o Troféu Mulher Cidadã na categoria "Educação e Cultura"


Categoria “Saúde e bem-estar da Mulher” – Marli Marcon Ross

Marli, 69 anos, é filha de Arquilino e Leonida Marcon, casada com Léo Vargas Ross, mãe de quatro filhos e avó de quatro netos. É professora aposentada e hoje está administrando o Lar dos Idosos São Vicente de Paulo de Frederico Westphalen.

Iniciou sua vida profissional, aos quinze anos, como balconista na loja Younes, trabalhou no escritório de contabilidade Bertani e também na indústria Damo SA.

Aos 22 anos, após cursar faculdade na área da Educação em Passo Fundo, começou sua atuação no magistério como professora nas escolas e Secretaria Municipal de FW. Em seguida, ingressou na rede estadual e se aposentou como diretora na Escola Conselheiro Edgar Marques de Mattos.

Tem muito orgulho de sua profissão, porque através dela participou da construção de muitas histórias de vida e estabeleceu laços afetivos que até hoje cultiva, principalmente na comunidade Bairro Jardim Primavera, onde atuou por mais tempo e ainda hoje é parte ativa.

Além do seu dinamismo no espaço escolar, sempre foi uma pessoa engajada na promoção social e do bem comum, colaborando em vários segmentos da comunidade, tais como, o Grêmio Estudantil, fundação da Apae, professora voluntária no Promenor, fundação da Comunidade Terapêutica Bárbara Maix, catequese, Movimento dos Vicentinos e fundação da Capela Nossa Senhora Medianeira.

Atualmente, tem a desafiadora tarefa de administrar o Lar São Vicente de Paulo, e, mesmo diante das dificuldades diárias, diz sentir-se gratificada por contribuir com a qualidade de vida dos idosos e acompanhar a recuperação dos internos que são acolhidos pela casa.

 Sessão Solene Troféu Mulher Cidadã 2024 (31).JPG


Categoria “Direitos das Mulheres e combate à Violência” – Aline Milani

A policial militar, Aline Carvalho da Silva Milani, nasceu em Frederico Westphalen, em 11 de fevereiro de 1990. Filha de Alserinda Carvalho da Silva e Vicente Roberto Milani, tem origem de família humilde sendo criada somente por sua mãe, que sempre trabalhou como empregada doméstica. É casada com Fabiano Lima da Silva, com quem possui dois filhos, Fabiano Henrique e Amanda.

Cursou o Ensino Fundamental na Escola Estadual Conselheiro Edgar Marques de Matos e o Ensino Médio e Técnico em Contabilidade na Escola Estadual José Canelas. Formou-se no Curso de Matemática na URI/FW, onde atualmente cursa o 9º Semestre do Curso de Direito.

Sua trajetória na Brigada Militar iniciou-se em 8 de outubro de 2009, quando com apenas 19 anos ingressou na corporação como Soldado, frequentando o Curso Básico de Formação Policial Militar em FW. No ano de 2016 prestou concurso interno para a graduação de Sargento tendo sido aprovada após muita dedicação e horas de estudo. Realizou o Curso Técnico em Segurança Pública na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos, em Santa Maria, tendo se formado 2º Sargento em 3 de agosto de 2018. Em 22 de dezembro de 2023 foi publicada a promoção a 1º Sargento da Brigada Militar.

Ainda no ano de 2014, realizou o Curso de Formação de Instrutores do Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência (Proerd), em Osório, o qual é realizado pelos Policiais Militares que são voluntários. Na oportunidade, são repassadas para as crianças, nas escolas, noções de prevenção do uso de drogas, violência e cidadania, bem como o desenvolvimento das habilidades básicas necessárias para se fazer escolhas seguras e responsáveis na vida, contribuindo significativamente na formação das crianças e adolescentes.

Desde 2014, a Sargento Aline desenvolveu aulas do Proerd nas escolas do município de Frederico Westphalen, contribuindo para a formação de alunos das Escolas Afonso Pena, Cardeal Roncali, Edgar Marques de Mattos, Santo Inácio, Verginio Cerutti, Santo Inácio e Nossa Senhora de Fátima, bem como realizou palestras ligadas a prevenção de drogas e bullying escolar em várias outras entidades do município.

Neste ano, a sargento Aline completa 10 anos de atuação no Proerd e relata que o que mais lhe motiva a ir para as escolas ministrar aulas do programa é saber que está contribuindo para um futuro melhor, pois as crianças de hoje serão os adultos de um futuro próximo e se levar a elas a instrução de que as drogas e a violência fazem muito mal para a vida e fazer com que elas apliquem isto na prática, terá sua missão cumprida. Cita a frase do filósofo e matemático Pitágoras: “Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos”.

Durante sua trajetória profissional, a Sargento atuou junto a Patrulha Maria da Penha do 37º BPM, a qual tem como missão principal acompanhar as vítimas de Maria da Penha do município de FW, que possuem Medidas Protetivas de Urgência. Trabalhou como atendente do telefone de emergência, despacho de ocorrências, policiamento ostensivo, operações, guarda de presídio, instrutora Proerd e atualmente trabalha nas missões internas do Batalhão. Ainda, participou de diversas ações sociais realizadas pela corporação como Natal Solidário, Criança Feliz, Campanha do Agasalho, Cabelo de Aço e Todos na Escola.

Neste ano, completa 15 anos de atuação na Brigada Militar, e deseja seguir cumprindo sua missão Policial Militar com honra e dedicação, de forma a contribuir com toda a sociedade e com seus colegas de farda, tornando uma sociedade mais justa e igualitária a todos.

Para finalizar cita uma frase de Nelson Mandela: “A Educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”.

 Sessão Solene Troféu Mulher Cidadã 2024 (1).JPG


Categoria “Políticas Públicas” – Marcia Faccin

Filha de Valdiro Cerezer Faccin e Cleci Basso Faccin, nasceu no dia 1º de dezembro de 1979, na cidade de Caiçara. Formada em Administração, com especialização em Marketing e em Gestão Pública, mestranda em Gestão de Organizações Públicas. Atualmente, exerce a função de presidente do Corede Médio Alto Uruguai – Codemau, entidade na qual ingressou como CIEE no início da década de 2000 e, desde lá, ocupou vários cargos na diretoria, como secretária executiva, vice-presidente e presidente, cargo até então presidido pelo saudoso professor Edemar Girardi, sendo a primeira mulher a ocupar este cargo na instituição.

Hoje, está à frente do Codemau, como presidente pelo segundo mandato. Além de exercer este cargo, de forma voluntária, Marcia ocupa várias outras funções, todas gratuitamente. É secretária do Fórum Estadual dos Coredes, entidade que congrega os 28 Coredes e tem a função de articular e dialogar com o Governo do Estado ações de apoio ao desenvolvimento econômico e social das regiões; membro titular do Conselho Municipal de Turismo de FW, do Conselho Municipal do Plano Diretor; titular do Consup – órgão colegiado da administração superior do IFFar, representando a sociedade civil organizada; integrante do Consepro, da Comissão de Acompanhamento das Obras da Oncologia do HDP, da Associação Frederiquense de Desenvolvimento (Afred), do Conselho Comunitário de Pastoral do Bairro Aparecida, Conselho Consultivo Regional do Campus III da Uergs e da Sociedade São Vicente de Paulo (Vicentinos); segunda-secretária da Associação de Turismo Aguas e Pedras do Médio Alto Uruguai (ATAP); presidente do Lar dos Idosos São Vicente de Paulo de FW.

Também atua na Unidade de Cooperativismo da Emater, regional de FW, na qual coordena a equipe que realiza trabalhos junto a cooperativas, associações e agroindústrias da região dos 42 municípios que compõem o regional da Emater.

À frente do Codemau, dentre as ações desenvolvidas, Marcia destaca a construção e atualização do Plano Estratégico de Desenvolvimento da região, composta por 22 municípios; coordenação da Consulta Popular, política pública desenvolvida pelo Governo do Estado anualmente, onde parte do orçamento do Estado é destinado para que as regiões discutam e escolham onde investir; Articulação e mobilização das lideranças regionais na união de esforços para conseguir trabalhar ações focadas, no fortalecimento do desenvolvimento local e regional; No último ano, uma bandeira levantada por todas as lideranças da região foi o aporte de mais recursos, além dos votados pela Consulta Popular, para instalar na Oncologia na região, demanda oriunda do Plano Estratégico da região e priorizado pela comunidade na Consulta Popular.

 Sessão Solene Troféu Mulher Cidadã 2024 (7).JPG


Categoria “Empresariado” – Silvia Regina Canan

Nascida em 18 de outubro de 1967, na cidade de Iraí, Silvia é filha de Vírio e Celina Lourdes Canan. Fez graduação em Pedagogia pela UFSM e uma séria de pós-graduações até ingressar no Mestrado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e depois, no curso de Doutorado na Unisinos

Iniciou suas atividades na Fesau (depois URI/FW) no ano de 1990, no curso de Pedagogia. Foi coordenadora deste curso, chefe do Departamento de Ciências Humanas, diretora acadêmica e diretora-geral do campus.

Mesmo nos cargos de gestão, sempre se manteve vinculada ao ensino, continuando na sala de aula, na graduação e na pós-graduação, onde atualmente está lotada no curso de Mestrado em Educação oferecido pelo campus.

Foi indicada para representar as universidades comunitárias na Câmara de Ensino da Capes, em Brasília, além de integrar conselhos editoriais de revista da área da Educação e conselhos técnicos de grupos de pesquisa nesta área. Modernamente, também se dedica ao estudo da área de gerenciamento de pessoas e conflitos, com novas pós-graduações e cursos específicos, inclusive na prestigiada Fundação Dom Cabral.

Na vida pessoal, sempre contribuiu ativamente em diversas frentes de voluntariado, seja como membro do Rotary Club Colina, seja como apoiadora de inúmeras causas do interesse da comunidade.

O espírito empreendedor, que concentra novos projetos profissionais, a faz ocupar atualmente, uma cadeira no Conselho Superior da Federação das Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul).

No último dia 1º de abril foi eleita por aclamação, presidente do HDP, que tem como o maior desafio ao longo de sua trajetória, pois reunirá numa só tarefa, a necessidade da eficiência administrativa e do voluntariado, pois está iniciando o maior projeto da história da entidade, que é a instalação da Oncologia e ampliação da Hemodiálise.

É casada com o advogado Rogério Vargas e tem no filho Pedro a inspiração para essas intensas atividades.

Sessão Solene Troféu Mulher Cidadã 2024 (11).JPG