Vereadores realizam visita técnica às obras de esgotamento sanitário na Avenida São Paulo

por Ascom/Câmara FW publicado 16/01/2026 12h35, última modificação 16/01/2026 12h35
Iniciativa da Mesa Diretora da Câmara teve como objetivo buscar mais esclarecimentos para a comunidade
Vereadores realizam visita técnica às obras de esgotamento sanitário na Avenida São Paulo

Visita técnica ocorreu na quinta-feira, 15 (Foto: Carlos Bald)

Na quinta-feira, 15, vereadores do Poder Legislativo de Frederico Westphalen realizaram uma visita técnica às obras de esgotamento sanitário na Avenida São Paulo, no bairro Itapagé, sob responsabilidade da Corsan/Aegea. Além do presidente, Ismael Côcco dos Santos, participaram da visita o vice-presidente, Lídio Pedro Signori; o primeiro-secretário, Alessandro Molossi; e a vereadora Aline Ferrari Caeran.

A visita foi proposta pela Mesa Diretora na quarta-feira, 14, durante reunião no Legislativo com o engenheiro Fernando Henrique Medeiros, líder de Expansão da Corsan/Aegea, e com a agente de Expansão, Camila De Carli. “O Legislativo está preocupado, atento e sempre em busca de soluções. Por isso, mesmo durante o recesso parlamentar, propusemos esse encontro e convidamos todos os vereadores a participarem, com o objetivo de obter mais esclarecimentos para a nossa comunidade”, destacou Santos.

Na oportunidade, os edis conversaram com responsáveis técnicos e esclareceram dúvidas sobre o procedimento das obras, cronograma das atividades, intempéries, interrupção do abastecimento de água, entre outras questões.

– Quando há condições favoráveis, com solo de primeira categoria, a empresa consegue executar cerca de 100 metros por dia. Nesse caso, no mesmo dia é feita a abertura e o fechamento da vala, a preparação da base, deixando o trecho pronto para receber o revestimento. Após o fechamento da vala, a empresa tem o prazo de até sete dias para recompor o asfalto ou o calçamento em pedra irregular. No entanto, quando há presença de rocha, o tempo de execução aumenta de forma significativa. Em alguns pontos, a obra pode levar mais de 20 dias, devido à grande quantidade de rochas no trecho –, explicou o engenheiro Medeiros.

Interrupção temporária do abastecimento de água durante a execução das obras

De acordo com o gerente de Operações da Corsan/Aegea, Joziano Cruz, a tendência é que, nos bairros onde estão sendo executadas as obras de esgotamento sanitário, a intermitência no abastecimento de água possa aumentar. “Isso ocorre porque podem acontecer rompimentos de rede ou de ramais. Por isso, temos buscado ampliar a nossa comunicação, para que o cliente final receba essas informações de forma antecipada e não precise acionar a empresa para obter esclarecimentos”, salientou.

Para o presidente da Câmara, o diálogo é fundamental para garantir transparência à população. “Consideramos essa visita/conversa extremamente importante para prestar contas à comunidade sobre o que vem acontecendo. Levar informações claras e corretas à população é essencial. Em nome dos colegas vereadores, agradeço a oportunidade de acompanharmos de perto essa obra estruturante, que terá impacto direto na qualidade de vida dos frederiquenses”, ressaltou Santos.

Divulgação da Programação Semanal das Obras no município

A partir dos próximos dias, a Câmara de Vereadores, através de seus canais oficiais, irá divulgar a Programação Semanal das Obras que serão realizadas pela Corsan/Aegea no município. A divulgação foi tratada em visita de profissionais da Companhia à Mesa Diretora da Câmara nesta semana e visa informar antecipadamente a população sobre as ruas estarão recebendo as obras de esgotamento sanitário.