Vereadores recebem diretoria do Hospital Divina Providência

por Gustavo Menegusso publicado 30/06/2025 10h22, última modificação 30/06/2025 10h22
Objetivo da visita foi apresentar um panorama detalhado da atual situação da casa de saúde
Vereadores recebem diretoria do Hospital Divina Providência

Reunião foi realizada no dia 23 de junho, na Câmara Municipal (Foto: Carlos Henrique Bald)

Os representantes da diretoria do Hospital Divina Providência (HDP) – presidente, Silvia Regina Canan; vice-presidente, Alessandro Luis Mees; diretor administrativo, Luis Eduardo Bertoldi; segundo-tesoureiro, Cesar Riboli e a contadora, Sheila Winter Denti -estiveram na Câmara Municipal na segunda-feira, 23, para um diálogo com os vereadores. O objetivo da visita foi apresentar um panorama detalhado da atual situação da casa de saúde, além de estreitar o diálogo com o Poder Legislativo, reforçar a transparência da gestão e buscar apoio para enfrentar os desafios financeiros e estruturais que o hospital enfrenta.

 - Todo mundo que acompanha a saúde do município sabe que a gestão da saúde é uma gestão extremamente onerosa e fazer saúde não é fácil, e o nosso HDP é um espaço, de longa data, que tem um custo e um endividamento alto, que não é fácil de sanar. Não será numa virada de chave que vamos resolver esse problema, é um processo lento e que envolve muito a participação de todas as pessoas. Por isso, viemos buscar o apoio do Legislativo não à gestão do HDP, mas sim ao nosso hospital e às pessoas que lá trabalham. São 350 pessoas para receberem salário e quando ocorre de atrasarmos a folha, como aconteceu em maio, isso impacta 350 famílias. Então, atrasar uma folha é deixar cerca de mil pessoas sem dinheiro, pois geralmente não é somente o casal, é o casal e os filhos também –, comentou Silvia.

Diante das dificuldades, o vice-presidente do HDP também reforçou o pedido de unidade. “Precisamos ter consciência que estamos numa instituição de extrema dificuldades financeiras, com dificuldade para avançar em muitas questões que a nossa comunidade já poderia ter e que para isso precisa ter a unidade de toda a população e muito trabalho, pois não é uma questão simples”, complementou Mees.

Na oportunidade, os vereadores se colocaram à disposição e se comprometeram a analisar formas de contribuir com o hospital, seja por meio da destinação de emendas impositivas, seja por intermediação política junto a deputados estaduais e federais, ou até mesmo o apoio a outras iniciativas.