Vereadores recebem diretoria do Hospital Divina Providência
Os representantes da diretoria do Hospital Divina Providência (HDP) – presidente, Silvia Regina Canan; vice-presidente, Alessandro Luis Mees; diretor administrativo, Luis Eduardo Bertoldi; segundo-tesoureiro, Cesar Riboli e a contadora, Sheila Winter Denti -estiveram na Câmara Municipal na segunda-feira, 23, para um diálogo com os vereadores. O objetivo da visita foi apresentar um panorama detalhado da atual situação da casa de saúde, além de estreitar o diálogo com o Poder Legislativo, reforçar a transparência da gestão e buscar apoio para enfrentar os desafios financeiros e estruturais que o hospital enfrenta.
- Todo mundo que acompanha a saúde do município sabe que a gestão da saúde é uma gestão extremamente onerosa e fazer saúde não é fácil, e o nosso HDP é um espaço, de longa data, que tem um custo e um endividamento alto, que não é fácil de sanar. Não será numa virada de chave que vamos resolver esse problema, é um processo lento e que envolve muito a participação de todas as pessoas. Por isso, viemos buscar o apoio do Legislativo não à gestão do HDP, mas sim ao nosso hospital e às pessoas que lá trabalham. São 350 pessoas para receberem salário e quando ocorre de atrasarmos a folha, como aconteceu em maio, isso impacta 350 famílias. Então, atrasar uma folha é deixar cerca de mil pessoas sem dinheiro, pois geralmente não é somente o casal, é o casal e os filhos também –, comentou Silvia.
Diante das dificuldades, o vice-presidente do HDP também reforçou o pedido de unidade. “Precisamos ter consciência que estamos numa instituição de extrema dificuldades financeiras, com dificuldade para avançar em muitas questões que a nossa comunidade já poderia ter e que para isso precisa ter a unidade de toda a população e muito trabalho, pois não é uma questão simples”, complementou Mees.
Na oportunidade, os vereadores se colocaram à disposição e se comprometeram a analisar formas de contribuir com o hospital, seja por meio da destinação de emendas impositivas, seja por intermediação política junto a deputados estaduais e federais, ou até mesmo o apoio a outras iniciativas.