“CAA é para qualquer pessoa que enfrenta uma barreira para se comunicar”
A programação da 4ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla reservou na segunda-feira, 25, uma palestra on-line sobre Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), com a fonoaudióloga e mentora, Caroline Peres. O encontro virtual, transmitido via Google Meet, contou com a mediação da diretora da Apae de Frederico Westphalen, Jussania Basso Bordin. “A Comunicação Aumentativa Alternativa é uma prática que é baseada em evidência e é uma área tanto de pesquisa, como de prática clínica, educacional, voltada para crianças, adolescentes, adultos. Envolve uma série de ferramentas e estratégias para que a gente consiga utilizar com pessoas que enfrentam desafios, que enfrentam barreiras para conseguir se expressar de maneira efetiva. Então, aqui a gente desmistifica o primeiro mito de que CAA é só para crianças. CAA é para qualquer pessoa que enfrenta uma barreira para se comunicar”, ressaltou Caroline.
Em sua exposição, a fonoaudióloga também discorreu sobre as subdivisões da CAA, que são os símbolos, os recursos, as técnicas e as estratégias. “Os símbolos são a representação da linguagem por um meio além da fala, é como eu posso transmitir uma mensagem para uma pessoa por um meio além da minha fala”, explicou.
Confira a palestra completa no canal da Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen no YouTube.
Agradecimento
Agradecemos a fonoaudióloga e mentora, Caroline Peres, pela disponibilidade em contribuir gratuitamente com a Semana Municipal e compartilhar seus conhecimentos. Também agradecemos a diretora da Apae, Jussania Basso Bordin, pela mediação da palestra.