“Nada sobre nós, sem nós”: 2ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência é aberta na Câmara de Vereadores

por Gustavo Menegusso publicado 28/08/2023 20h10, última modificação 28/08/2023 20h27
Programação prossegue até a segunda-feira, 1º de setembro, com diversos painéis, visitas ao comércio, cinema inclusivo e exposição de artes

Abertura ocorreu nesta segunda-feira, às 10 horas, na Câmara de Vereadores (Foto: Gustavo Menegusso)

Com a presença de representantes do Legislativo Municipal e do Poder Executivo, além das entidades e instituições parceiras, foi aberta oficialmente na manhã desta segunda-feira, 28, a 2ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. A abertura ocorreu no Plenário Hilário Piovesan e também foi transmitida de forma on-line pelas redes sociais da Câmara.

A solenidade também contou com a presença de pessoas com deficiência do município, que tiveram espaço de fala e representatividade, fortalecendo a ideia sempre discutida nas reuniões de planejamento da Semana Municipal: “Nada sobre nós, sem nós”.

- As pessoas com deficiência precisam ser respeitadas. Se as leis fossem cumpridas nós não precisaríamos ficar batendo na mesma tecla, todos os dias, dizendo que precisamos igualdade, de acessibilidade, de estudo, de um carro adaptado para a Saúde, para irmos em uma consulta especializada. Como nós temos que lutar e, às vezes, com nós mesmos, pois também temos que ir até a comunidade e não só a comunidade até nós. Esperamos que a partir desta Semana Municipal seja feito um documento, que dentro do ano possamos estabelecer algumas metas que precisam ser executadas e não ficar só no papel, como no ano passado”, comentou Ana Grassi, uma das representantes das PcD de FW.

Em sua manifestação, o presidente da Câmara, Raul Pazuch da Silva, destacou a repercussão da 1ª edição da Semana Municipal, realizada em 2022, e da importância da adesão das entidades e do Poder Executivo na soma de esforços para a construção de políticas públicas para as pessoas com deficiência. “Como Poder Público, precisamos desta sintonia para tirarmos do papel essas ações. Com certeza, cada ano, com apoio de todos, teremos uma Semana Municipal cada vez maior e com mais resultados, que é o mais importante”, disse Pazuch.

Além da abertura, a segunda-feira, 28, ainda foi marcada por visitas ao comércio, com representantes da AEFW, UniRitter e Câmara de Vereadores. O objetivo é realizar um diagnóstico sobre a acessibilidade nas empresas do município, buscando uma conscientização dos empresários acerca da importância de um comércio mais inclusivo, tanto na parte física como na questão atitudinal.

À noite, às 19 horas, ainda haverá o primeiro painel da programação, com um debate com profissionais da saúde. A temática será “Saúde e inclusão: conquistas e desafios.

28 de agosto – segunda-feira

14 horas – Visita ao comércio

19h30min – Saúde e Inclusão: conquistas e desafios

29 de agosto – terça-feira

10 horas – visita ao comércio

14 horas – visita ao comércio

19 horas – Sessão Ordinária com depoimento de pessoas com deficiência

- Ana Grassi

- Guilherme Antônio de Oliveira

- Luana Keny

30 de agosto – quarta-feira

14 horas – Visita ao comércio

19 horas – Educação: conhecer para incluir

31 de agosto – quinta-feira

14 horas – Visita ao comércio

19 horas – A visão da Medicina sobre as deficiências ocultas

1º de setembro – sexta-feira

14 horas – Cinema Inclusivo na APAE

19 horas – Família: a inclusão construída a muitas mãos e vozes

*Todos os dias haverá a exposição de arte “Amor à vida”, da artista plástica, Valéria Pinheiro.