Administração do Presídio de FW pede apoio do Poder Legislativo para aquisição de viatura operacional

por Gustavo Menegusso publicado 27/11/2023 15h45, última modificação 27/11/2023 17h08
Após diálogo com os vereadores, direção também entregou um ofício à Mesa Diretora da Câmara

Visita ocorreu na manhã desta segunda-feira, 27 (Foto: Gustavo Menegusso)

O Poder Legislativo recebeu na manhã desta segunda-feira, 27, a Administração do Presídio Estadual de Frederico Westphalen (PEFW), representada pelo administrador, Gabriel Guidini Camargo e a vice-administradora, Rovena Roos, além do chefe de Segurança, Everton Plack Ferreira e o auxiliar de Segurança, Gustavo Palm.

Na oportunidade, foi entregue aos vereadores um ofício solicitando ao Legislativo Municipal assistência financeira para aquisição de uma viatura, que deverá ser utilizada para a condução das pessoas privadas de liberdade em deslocamentos funcionais e de escolta.

– Durante a pandemia da Covid-19 muitos atos processuais foram adaptados e, agora, estão retornando à forma convencional de audiências presenciais. Ainda, todas as audiências de custódia (ingresso de apenado) são presenciais e esta casa prisional atende a três comarcas diferentes. Isso, somado ao acréscimo da população prisional, gera um quantitativo volumoso de movimentação externa de presos. Os eixos que ultimamente exigem mais deslocamentos operacionais são as questões processuais, atendimentos de saúde e transferências prisionais. Sendo assim, a viatura disponível não suporta a demanda atual e provoca o acúmulo de serviço – justificou o administrador da casa prisional.

Ciente da importância da demanda, o Poder Legislativo, por meio da Mesa Diretora, irá informar o Executivo Municipal acerca do pedido da administração do presídio e colocar o valor das sobras orçamentárias da Câmara à disposição para que a prefeitura possa repassar o montante solicitado.

Participaram da reunião os vereadores Aline Ferrari Caeran, Belonir Vendruscolo, Gabriel Lamonatto, Jacques Douglas de Oliveira, Leandro Mazzutti e Roque Cherobini, além do presidente do Conselho da Comunidade, Pablo Henrique Caovilla Kuhnen.