Câmara de Vereadores promove campanha para incentivar economia de água

por Ascom/Câmara FW publicado 10/03/2020 23h59, última modificação 10/03/2020 23h59
Iniciativa foi apresentada na noite dessa terça-feira, 10, durante sessão ordinária

“Até a última gota. Economize.” Esse é o slogan da campanha apresentada nessa terça-feira, 10, pela Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen, para conscientizar a população do município sobre a necessidade de economizar água. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Frederico Westphalen – por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Corsan, URI-FW e Creluz.

O lançamento da campanha ocorreu durante a Sessão Ordinária, que foi interrompida para a manifestação do gerente da unidade da Corsan de Frederico Westphalen, Daniel Piovesan. Conforme o gestor da companhia, o abastecimento de água na cidade encontra-se em estado crítico, inclusive já tendo ocorrido a interrupção do serviço em alguns períodos.

Segundo Piovesan, devido à forte estiagem, o rio Pardo está praticamente seco, sendo necessário bombear água do rio Fortaleza 24 horas por dia.

– Desde 1997, quando foi feito o recalque do rio Fortaleza, ele nunca foi utilizado dessa forma, nunca teve tanta demanda por água como a gente tem nesse período aqui, destacou o gerente da companhia.

Como a previsão continua indicando chuva abaixo da média para as próximas semanas, Piovesan alertou que não está descartada a possibilidade de racionamento” no município de Frederico Westphalen. Para evitar que essa medida de urgência seja adotada, o gerente ressalta a necessidade de contribuição da população com medidas simples de economia de água, que podem ser adotadas no dia a dia como evitar lavar o carro ou calçadas nesse período, entre outras ações.

De acordo com o presidente da Câmara de Vereadores, João Francisco Vendruscolo, a iniciativa de propor a campanha surgiu a partir dos pedidos da própria comunidade e também da situação de estiagem que ocasionou a queda na vazão não apenas nos rios que abastecem a cidade, como também dos poços artesianos que atendem a comunidades do interior.

– Muitas pessoas nos ligam com a falta de água e estamos aqui para atender a nossa população, então nada mais justo que lançarmos uma campanha para que todos possamos fazer a nossa parte; agradeço a compreensão dos vereadores, que a gente possa usar da nossa imagem, das nossas redes sociais, dos nossos meios de comunicação para influenciar as pessoas; eu penso que assim podemos fazer um esforço coletivo para ter um resultado melhor, enfatizou Vendruscolo.

A campanha será realizada até 22 de março, considerado o Dia Mundial da Água. No dia anterior, em 21 de março, ocorre o Dia D, na Praça da Matriz, com diversas ações voltadas à conscientização.

Aprovada manutenção de 11 vereadores

Após o lançamento da campanha,  a Sessão Ordinária foi retomada com a apreciação da Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município que fixa o número de 11 cadeiras para composição da Câmara Municipal. A matéria de iniciativa do presidente João Francisco Vendruscolo, assinada por todos os vereadores, foi aprovada, em primeiro turno, por unanimidade.

De acordo com o presidente João Vendruscolo, mesmo que a legislação federal permita a alteração, a responsabilidade na gestão dos recursos públicos foi um dos aspectos que motivaram a proposição. Outros dois fatores considerados para chegar-se à Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município foram o apelo popular e a necessidade de ajuste da redação do artigo que deixava margem para subjetividade, conforme enfatizado na justificativa da proposta. Segundo Vendruscolo, as manifestações que chegaram até o Legislativo são suficientes para concluir que a população não deseja o acréscimo de mais dois vereadores no município.

Recursos para agroindústrias

Além da Sessão Ordinária, os vereadores frederiquenses também participaram, nesta terça-feira, de Sessão Extraordinária para apreciação do Projeto de Lei Nº 009/ 2020, de autoria do Executivo Municipal, que autoriza a abertura de crédito adicional no valor de R$ 140 mil reais para aquisição de equipamentos e material permanente destinado a agroindústrias o município – recursos provenientes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.