Emoção marca a homenagem da Câmara ao União Frederiquense

por Ascom/Câmara FW publicado 02/12/2021 16h06, última modificação 02/12/2021 16h06
Clube conquistou o acesso a série A e foi campeão da série A2
Emoção marca a homenagem da Câmara ao União Frederiquense

Vereadores fizeram homenagem ao clube e o União fez uma homenagem à família da Katieli - Foto: Heloise Santi

Depois da conquista do título de Campeão da Série A2 do Gauchão e a garantia do acesso a série A, dirigente, comissão técnica e jogadores do União Frederiquense receberam uma homenagem durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Frederico Westphalen, nesta terça-feira, 30.

Emocionado presidente do clube fez um resumo da trajetória destacando, principalmente, o apoio que o clube sempre recebeu dos empresários e da comunidade. “O União está há 11 anos sem parar de jogar, o União não é modinha, nós temos uma história de 11 anos trazendo alegria, entretenimento, mexendo com o lúdico da população regional e isso tudo brindamos hoje, com o acesso e o nosso primeiro título. Todos somos vitoriosos por um motivo muito importante, o União foi gestado e seu crescimento se deu de forma extraordinariamente comunitária, o União não tem política, nem religião, o União não segrega ele soma. O União é um clube de todos!”, destacou.

Na sequência, os vereadores puderam se manifestar sobre o clube pontuando a importância do União na sociedade frederiquense e regional. “O esporte vive de canecos, como se diz na gíria do esporte, mas, sabemos que ele é uma consequência de muito trabalho. A meta do União era se manter na segunda divisão em um ano difícil como esse ano da pandemia, mas fomos além, pelo trabalho de vocês direção, jogadores, comissão técnica”, salientou Giovani Sarturi.

O presidente da casa legislativa pontuou os repasses feitos para auxílio ao clube, inclusive o valor de R$ 30 mil das sobras da Câmara, valores que foram devolvidos de forma antecipada ao executivo para repasse ao clube. “Temos o intuito de continuar auxiliando o clube, estimulando o futebol profissional e amador pensando em investimentos na arena, no time, nas categorias de base, no futebol feminino, porque o papel do União está além das quatro linhas ele tem um papel social, educacional, financeiro, cultural que é construído e valerá por muito anos com reflexos na sociedade regional”, disse Jorge Alan Souza.

Homenagem a Katieli

Foi durante a sessão que a direção do clube homenageou a família da Katieli Aquino, torcedora do União desde os primeiros passos do clube “uma torcedora que acompanhava o União na boa e na ruim”, como destacou o presidente Girardi e que realizou um sonho de fazer parte da direção do clube 10 dias antes de ser internada e acabar falecendo em decorrência da Covid-19.

Muito emocionado o presidente do clube diz ter a certeza que ela agiu lá de cima para essa campanha esplêndida do clube. “Do capitulo mais bonito de uma das coisas que ela mais amava ela assistiu de camarote e sei que tudo isso tem o dedinho dela”, disse Girardi.

Por definição da direção uma das 35 medalhas recebidas pelo União Frederiquense, da Federação Gaúcha de Futebol foi entregue à família da Kati, assim como uma faixa foi colocada e permanecerá no clube para marcar suas contribuições enquanto torcedora e na direção do União.