Equipe da Câmara de FW participa de doação de sangue e incentiva comunidade durante o Junho Vermelho

por Ascom/Câmara FW publicado 24/06/2022 11h19, última modificação 24/06/2022 11h19
Ação ocorreu na quarta-feira, 22, no Posto de Saúde Doutor Ayres Cerutti

Equipe da Câmara faz doação de sangue (Foto: Divulgação)

Você já doou sangue alguma vez na vida? Mais do que um gesto de amor é uma atitude que pode salvar vidas. Infelizmente, os Hemocentros do Estado estão com baixos níveis de estoque, principalmente em razão da pandemia, mas também pela falta de envolvimento da população com essa causa.

Com o objetivo de auxiliar na mudança deste cenário, o Poder Legislativo de Frederico Westphalen esteve engajado neste mês com a campanha “Junho Vermelho”, uma iniciativa nacional que visa motivar a população a ser doadora de sangue. Além de publicações nas redes sociais, na quarta-feira, 22, uma equipe de voluntários da Câmara foi até o ponto de coleta do município, no Posto de Saúde Doutor Ayres Cerutti, para fazer a doação. Além do presidente Leandro Mazzutti e do diretor da Casa Legislativa, Leandro Tibola, participaram os estagiários Henrique Camilio e Geísa Pinheiro, e o assessor de imprensa, Gustavo Menegusso. Estes três últimos doaram sangue pela primeira vez. "Doar sangue pela primeira foi muito legal! A equipe do posto foi muito atenciosa e explicou todo o passo a passo, me deixando tranquila. Doar sangue, na minha experiência, foi muito enriquecedor, você dispõe de alguns minutos do seu dia que podem ajudar a vida de alguém, e sentir isso na prática é um sentimento muito bom”, afirma Geísa.

Diretor da Câmara volta a doar sangue após 22 anos e reencontra doadora que ajudou a salvar sua vida

Durante o processo para a coleta de sangue, o diretor da Câmara de Vereadores reencontrou a enfermeira do Posto Ayres, Cássia Pinheiro, uma doadora de sangue que ajudou a salvar a vida de Tibola há 22 anos. “O Leandro tinha sofrido um acidente de carro e ele precisou de vários doadores para repor o banco de sangue. Eu estava acompanhando sua noiva, na época, durante a internação em Passo Fundo, e fui uma das doadoras. Aliás, essa foi minha primeira doação”, contou a enfermeira que atualmente trabalha com a coleta de sangue em FW.

Segundo Tibola, foi um momento de muita alegria retornar a doar sangue depois deste período. “Foi gratificante poder dar um pouquinho de volta daquilo que tanto eu recebi há 22 anos”, comentou.

Como ser um doador?

A coleta de sangue em Frederico Westphalen ocorre a cada 15 dias, no Posto de Saúde Doutor Ayres Cerutti. Se você quer também fazer esse gesto entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde pelo número (55) 9.9633-7372.