LDO 2026: Câmara realizará audiência pública para debater metas e prioridades orçamentárias do município para o próximo ano
Protocolado na Câmara de Vereadores no dia 29 de agosto, o Projeto de Lei Nº 084/2025, que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o exercício 2026, será debatido com a comunidade no dia 6 de outubro. A audiência pública, promovida pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização e Controle Orçamentário, ocorre às 19 horas, no Plenário Hilário Piovesan, com transmissão pela página da Câmara no Facebook, FWTV e Complexo Luz e Alegria.
A Lei de Diretrizes Orçamentárias
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) tem por finalidade estabelecer as diretrizes, prioridades e metas da Administração Municipal, orientando a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2026. A LDO busca compatibilizar as políticas, metas e objetivos delineados no Plano Plurianual com as ações previstas nos orçamentos. A LDO também desempenha um papel fundamental ao promover o debate sobre a adequação entre receitas e despesas públicas e as prioridades orçamentárias.