Legislativo aprova programa de incentivo aos jovens do campo

por Ascom/Câmara FW publicado 23/06/2022 13h01, última modificação 23/06/2022 13h01
Também foi autorizada a contratação de um operador de máquinas, motorista e quatro agentes de combate a endemias
Legislativo aprova programa de incentivo aos jovens do campo

Projetos foram aprovados na Sessão Ordinária de terça-feira, 21 (Foto: Gustavo Menegusso)

O Poder Legislativo de Frederico Westphalen aprovou na Sessão Ordinária da terça-feira, 21, a instituição do Programa Municipal de Incentivo à Educação voltada ao Meio Rural. O objetivo da iniciativa é proporcionar as condições para os jovens em fase de finalização do Curso Técnico em Agropecuária desenvolverem seus Projetos de Conclusão de Curso e/ou Projeto Profissional de Sucessão e Aplicação da Unidade de Produção Agropecuária Familiar nas propriedades rurais do município. “A agricultura familiar é um dos pilares da nossa economia e esse projeto vem para incentivar quem está concluindo este curso a desenvolver atividades na sua propriedade. Às vezes, é mais vantagem o jovem do interior investir na propriedade da família, por mais pequena que seja, do que vir aqui na cidade e ganhar um salário mínimo”, comentou o vereador Raul Pazuch da Silva.

Para a operacionalização do programa, o município poderá firmar parceria com a URI/FW, com a Casa Familiar Rural e/ou com a Emater/RS-Ascar. “Como vereador, fico satisfeito quando o Poder Executivo busca, por meio de suas políticas, incentivar o desenvolvimento, principalmente no setor primário, que é de onde provém o alimento para grande parte da nossa população”, acrescentou o edil Antônio Luiz Pinheiro.

Contratação de operador de máquinas, motorista e agentes de combate a endemias

A Câmara de Vereadores também aprovou a contratação de um operador de máquinas e um motorista para a Secretaria de Agricultura e quatro agentes de combate a endemias. O prazo, que foi alterado por meio de emenda modificativa, é de seis meses, podendo ser prorrogado por mais seis meses.

RESUMO DA SESSÃO

Matéria do Poder Legislativo

Indicação Nº 19 /2022: Indica ao Executivo Municipal que seja dada continuidade ao calçamento na Rua Garibaldi até o Santuário de Schoenstatt, interligando com a estrada que segue à Vila Faguense. Também, que seja feito o calçamento de acesso até a Associação dos Motoristas.

Matéria do Poder Executivo:

- Projeto de Lei Nº 051, de 23 de maio de 2022: Dispõe sobre necessidade temporária de excepcional interesse público e autoriza contratação em caráter temporário e emergencial de um operador de máquinas e um motorista (Aprovado por unanimidade).

- Projeto de Lei Nº 052, de 23 de maio de 2022: Dispõe sobre necessidade temporária de excepcional interesse público e autoriza contratação em caráter temporário e emergencial de quatro agentes de combate a endemias (Aprovado por unanimidade).

- Projeto de Lei Nº 053, de 23 de maio de 2022: Dispõe sobre o Programa Municipal de Incentivo à Educação voltada ao meio rural e dá outras providências (Aprovado por unanimidade).