Legislativo de FW e Sesc promovem debate sobre violência contra as pessoas idosas

por Ascom/Câmara FW publicado 30/06/2022 18h25, última modificação 01/07/2022 10h08
Com a participação da Defensoria Pública, debate realizado no dia 22 de junho também abriu espaço para falar sobre direitos da população 60+

Seminário foi realizado no dia 22 de junho, na Câmara de Vereadores (Foto: Gustavo Menegusso)

No mês dedicado a conscientização sobre a violência contra as pessoas idosas, conhecido como “Junho Violeta”, o Poder Legislativo de Frederico Westphalen e o Serviço Social do Comércio (Sesc), com apoio da Defensoria Pública do Estado (DPE/RS), promoveram um debate voltado à população 60+. O evento ocorreu no dia 22 de junho, no Plenário da Câmara de Vereadores, e reuniu dezenas de idosos do município, integrantes do Grupo Maturidade Ativa do Sesc e de outros grupos de bairros e comunidades de FW.

A mesa de autoridades do debate foi composta pelo presidente do Legislativo, Leandro Mazzutti; a Facilitadora de Trabalhos com Grupos de Idosos do Sesc, Denize Padilha; os defensores públicos, Thiago Oro Caum Gonçalves e Paula Guerrero Moyses; além da presidente do Conselho Municipal do Idoso, Marli Cocco; a assistente social, Valdriana Stival, representando o Departamento Municipal do Idoso; e as presidente e administradora do Lar de Idosos São Vicente de Paulo, Marli Ponssoni e Marli Marcon Ross, respectivamente.

Cada uma das lideranças teve a oportunidade de fazer a sua contribuição para o enriquecimento do debate, que além de uma reflexão sobre a violência contra as pessoas idosas, também trouxe um olhar acerca dos direitos das pessoas 60+, que muitas vezes não são cumpridos, tais como, prioridades no atendimento de saúde e acesso a passagens de ônibus gratuitas ou com descontos. “É muito importante que nós saibamos como o direito do idoso tem que ter uma consideração essencial. O Estatuto do Idoso traz diversos direitos que a pessoa com mais de 60 anos tem, trazendo também alguns mais específicos para aqueles que têm mais de 80 anos. Mas, como sabemos que muitos destes direitos são violados, a lei traz diversas formas de proteção, de condutas que são criminalizadas, enfim, de diversas formas de coibir algum tipo de violência”, explicou a defensora pública.

Paula ainda detalhou que são inúmeras as formas de violência que envolvem as pessoas idosas. “Não é somente a violência física, existem outros tipos que também são muito sutis e de difícil percepção, que é a violência psicológica, acometida muitas vezes dentro da própria família, seja por meio de xingamentos, chantagem emocional ou até mesmo isolamento; a violência sexual; a violência financeira, às vezes, até por parte de bancos, envolvendo direitos do consumidor, como descontos na aposentadoria de empréstimos que nem eram de seu conhecimento. Além destas, também existem a negligência e o abandono, que são casos que acontecem muito, dentro da família ou em abrigos”, detalhou a defensora.

Entrega de cartilha e encaminhamentos

Após um espaço para perguntas do público, foram entregues cartilhas de orientação, doadas pela Defensoria Pública, com informações sobre os principais direitos dos idosos e canais de contatos importantes para auxiliarem a população 60+ nas denúncias de casos de violência. “Esperamos ter trazido um pouco de conhecimento a todos vocês e queremos deixar o Poder Legislativo sempre à disposição. Faremos um documento para levar ao nosso prefeito, mas além disso também iremos procurar cumprir o nosso papel como vereadores, que é de ouvir das demandas, fiscalizar e auxiliar na busca de soluções”, comentou Mazzutti.

O debate foi encerrado com a mentora do debate, Denize Padilha, agradecendo a todos os participantes e destacando a luta do Sesc em contribuir para um futuro melhor aos idosos. “Agradecemos aos integrantes do Maturidade Ativa, que está sempre apoiando as nossas campanhas em todo o Estado. Plantamos essa sementinha com o intuito de sempre buscarmos o melhor para nossos idosos e o melhor para o nosso município, que é o lugar aonde vivemos. Precisamos melhorar como pessoa, nos grupos, na parte assistencial para proporcionarmos cada vez mais qualidade de vida e o envelhecimento ativo da nossa população”, concluiu Denize.

Todos os participantes também receberam uma fita violeta do Grupo Maturidade Ativa, alusiva ao Junho Violeta.

Acesse a Cartilha do Idoso aqui!