Legislativo de FW participa de reunião para definir ações de prevenção e enfrentamento à dengue

por Gustavo Menegusso publicado 22/02/2024 11h25, última modificação 22/02/2024 11h25
Representantes de diversos municípios marcaram presença em encontro promovido pela 2ª Coordenadoria Regional de Saúde

Reunião ocorreu no auditório da 2ª Coordenadoria Regional de Saúde (Foto: André Santos)

A convite da 2ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS), lideranças municipais e profissionais da saúde se reuniram na quarta-feira, 21, para definir ações de prevenção e enfrentamento à dengue e ao combate do mosquito Aedes Aegypti. O encontro ocorreu nas dependências do Auditório da 2ª CRS e contou com a presença de autoridades locais e de mais de 20 municípios pertencentes à Coordenadoria. O Poder Legislativo de FW foi representado no evento pelo presidente da Câmara, Leandro Mazzutti.

O atual cenário da dengue no Estado é preocupante. Na quarta-feira, foi confirmado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) e Secretaria da Saúde, o 6º óbito causado pela doença em 2024. Segundo o Painel de Casos da Dengue no RS, atualizado nesta quinta-feira, 22, são 6.313 casos confirmados e 4.643 sendo investigados.

Diante desta perspectiva, foram apresentadas diversas medidas de prevenção à proliferação e circulação do mosquito Aedes Aegypti, no intuito de orientar as equipes dos municípios da região. Entraram em destaque algumas pautas, tais como, a Pesquisa Vetorial Espacial (PVE), Bloqueio de Transmissão Viral (BTV), Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI), BRI em prédios públicos e de uso comunitário, mutirão de eliminação/tratamento de criadouros, divulgação na mídia local, educação em saúde e organização da rede de atenção.