Legislativo de FW visita Uergs e conhece trabalho da instituição presente há quase 20 anos no município

por Ascom/Câmara FW publicado 15/05/2022 19h25, última modificação 15/05/2022 19h46
Presidente Leandro Mazzutti esteve na universidade nas últimas semanas e dialogou com professores e o chefe da Unidade

Visita ocorreu no fim do mês de abril (Foto: Gustavo Menegusso/Ascom Câmara FW)

Com o intuito de conhecer um pouco do trabalho, a estrutura e os cursos oferecidos pela Unidade da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), de Frederico Westphalen, o presidente do Poder Legislativo, Leandro Mazzutti, realizou uma visita à instituição, nas últimas semanas. Na oportunidade, o vereador foi recepcionado pelo agente técnico e chefe da Unidade, Pedro Henrique Amorim Müller e as professoras, Claudia Cristina Wesendonck e Analisa Tiburski Sommer. “A Uergs em FW começou em 6 de março de 2003, com curso de Administração Rural. A partir de 2010 migramos para a área de Administração Pública, onde sempre colocamos 40 vagas à disposição e, em 2016, começamos com a pós-graduação. No auge chegamos a colocar 260 alunos aqui, mas a pandemia judiou bastante e estamos com várias matrículas trancadas”, relata Müller.

No entanto, segundo chefe da Unidade, as expectativas para os próximos semestres são positivas em razão do momento permitir a volta presencial dos alunos, uma característica do ensino da Uergs. “Estávamos numa crescente boa, hoje devemos ter entre 120 e 130 alunos ativos, mas estamos com boas perspectivas, pois somos ensino gratuito e presencial. No mês passado, abrimos inscrições para ingresso por meio do Enem e também haverá uma seleção apenas com o Ensino Médio. Isso, somado às duas pós-graduações que estamos para lançar – Gestão Pública e Cooperativismo e Liderança – esperamos conseguir chegar novamente a 250 ou 300 alunos até o fim do ano que vem”, estima.

Estrutura e professores

Com seis professores doutores e três docentes mestres (estes três atuam de forma voluntária), a Unidade de FW é uma das 23 que existem no Estado, sem contar a Reitoria localizada em Porto Alegre. No município frederiquense, a Uergs está localizada junto à Escola Estadual de Ensino Fundamental Verginio Cerutti (CIEP), no bairro Aparecida. “Estamos bem estruturados aqui, com salas de aula, laboratórios e biblioteca atualizada. A escola é uma grande parceira da universidade e vice-versa. Somos muito parceiros para realização de seminários e palestras. Nossa dificuldade é mais financeira, pois existe um orçamento que é dividido entre todas as unidades”, comenta Müller.

Público regional

De acordo com os professores, a Unidade da Uergs de FW tem um perfil mais regional do que local, atendendo alunos de aproximadamente 30 municípios da região e até mesmo de outros Estados. “Nosso perfil é aquele aluno que trabalha o dia todo e estuda à noite, que não têm condições de pagar uma universidade particular ou não se adapta à modalidade EAD”, detalham as docentes.

Pedido para construção de uma parada de ônibus

Dentre vários assuntos dialogados na visita, a equipe da Uergs fez alguns pedidos e sugestões ao Legislativo Municipal, dentre eles, a ideia de levar as sessões da Câmara de Vereadores até as universidade e da necessidade de construir uma parada de ônibus para os alunos da instituição, que em dias de chuvas precisam se abrigar em um espaço em frente à uma empresa. “Como representantes do Poder Legislativo precisamos conhecer de perto nossas empresas, universidades, entidades, enfim nossa comunidade. Foi muito saber mais um pouco do trabalho da nossa Uergs, instituição de qualidade, gratuita e que está prestes a comemorar 20 anos de atuação em nossa cidade e região. Como Câmara de Vereadores seremos sempre parceiros, inclusive já fizemos uma indicação ao Executivo Municipal solicitando o estudo de viabilidade da construção de uma parada de ônibus na Rua Maurício Cardoso”, destaca Mazzutti.