Legislativo entrega Moção de Aplausos ao Coral da URI pelos seus 30 anos de vozes e histórias
Entre vozes, emoções e aplausos, o Coral da URI/FW celebrou seus 30 anos de história em um evento comemorativo no sábado, 08, no Salão de Atos. A programação contou com a participação de ex-coralistas e também do Coro e Orquestra Sinfônica de Chapecó (SC), que abrilhantaram esse momento histórico com lindas apresentações.
No encontro, o Poder Legislativo de FW também manifestou seus aplausos ao Coral, entregando uma Moção que foi recebida pela presidente, Lucimara da Silva Pacheco; o maestro Artêmio Antonio Tibola, que ficou à frente do Coral por 28 anos e ao atual maestro, Jean Horas; além do diretor-administrativo, Alzenir José de Vargas, que representou a instituição no ato.
A entrega do Moção de Aplausos foi feita pela presidente da Câmara, Marizete Frozzi, e o vereador Leandro Mazzutti. Em sua manifestação, a presidente destacou que a homenagem foi proposta pela Bancada do PDT, mas que foi aprovada de forma unânime por todos os vereadores. “É uma singela, mas honrosa homenagem em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo Coral durante essas três décadas, um trabalho em prol da cultura, por meio da música e da arte. Agradecemos o esforço coletivo da universidade – professores e alunos –, membros da comunidade, enfim, a todos que fizeram e fazem parte desta linda história”, destacou a presidente do Legislativo.

30 anos de histórias
O Coral da URI nasceu em 15 de março de 1995 para construir uma história que acompanhou a imensa e linda história da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, campus de Frederico Westphalen (URI/FW).
Semeou emoções e alegria em todas as suas apresentações em toda a região Sul do Brasil, especialmente nas cidades da região que são parceiras da URI no desenvolvimento regional. Suas apresentações mais destacadas e suas parcerias de sucesso aconteceram na Abertura da Semana Farroupilha no Palácio do Piratini, com a Banda da Brigada Militar; na posse da diretoria da URI, em Santo Ângelo, com a presença da primeira-dama do Brasil, dona Ruth Cardoso; abertura da Fecoart, em Santiago; abertura do Carijo da Canção de Palmeira das Missões e ao vencer a maioria dos festivais em que participou, dentre eles, de Anta Gorda, Sapucaia do Sul, Tangará, Francisco Beltrão, Concórdia, Criciúma, Caçador e Florianópolis. O prêmio mais representativo foi o Troféu Destaque da Cultura Gaúcha recebido do Governo do Estado juntamente com outros destacados artistas gaúchos.
Gravou dois CDs e dois DVDs, incluindo a parceria com Dante Ramon Ledesma e a Redevida de Televisão, Banda Militar de Santo Ângelo, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.
Esse ano o Coral completou seus 30 anos, o qual destes, 28 anos foram dedicados e regidos pelo maestro Artemio Antonio Tibola, que com tanto amor e empenho esteve à frente do mesmo todos esses anos, com muita competência, sem medir esforços, sempre pronto e disposto a qualquer evento que o Coral fosse solicitado.
Atualmente, o Coral da URI está sobre a presidência de Lucimara da Silva Pacheco e regido pelo maestro Jean Horas, o qual deu início aos trabalhos em março de 2023. Hoje, o Coral conta com aproximadamente 30 participantes de várias idades, sendo alunos, professores, funcionários da universidade e pessoas da comunidade.
Desta forma, contribuindo com a promoção de atividades artísticas e com a cultura local, o Coral realizou a 1ª Mostra Inclusiva de Corais no dia 25 de maio de 2024, no Salão de Atos da URI em Frederico Westphalen, em comemoração aos 32 anos da Universidade e também alusivo aos 29 anos do Coral.
Em 2025, ocorreu uma programação para comemorar os 30 anos do Coral da URI, no dia 08 de novembro, no Salão de Atos da URI, com participação de ex-coralistas e também do Coro e Orquestra Sinfônica de Chapecó/SC para abrilhantar esta data histórica.
Diante do exposto, essa Casa Legislativa requer esta Moção de Aplausos em reconhecimento ao histórico e representatividade do Coral da URI em nossa comunidade e região.
