Marizete Frozzi é eleita Procuradora Especial da Mulher para o ano de 2026

por Ascom/Câmara FW publicado 04/02/2026 17h39, última modificação 04/02/2026 17h39
Vereadora Rubia Dal Puppo Maas atuará como Procuradora Adjunta
Marizete Frozzi é eleita Procuradora Especial da Mulher para o ano de 2026

Eleição ocorreu na Sessão Ordinária do dia 03 de fevereiro (Foto: Gustavo Menegusso)

A primeira Sessão Ordinária de 2026, realizada na terça-feira, 3, foi marcada pela eleição da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen. Com apenas uma chapa inscrita, a vereadora Marizete Frozzi foi eleita por unanimidade Procuradora da Mulher para o ano de 2026, atuando ao lado da Procuradora Adjunta, vereadora Rubia Dal Puppo Maas, que esteve à frente da Procuradoria em 2025.

Ao agradecer a confiança dos colegas parlamentares, Marizete destacou o compromisso com um trabalho articulado e responsável. “Nosso objetivo é desenvolver um trabalho sério, voltado à proteção das mulheres, atuando em conjunto com a Promotoria, a Delegacia e toda a rede de apoio existente, que envolve a Saúde, a Assistência social e a Educação. É uma estrutura que nos permite realizar um excelente trabalho ao longo de 2026. Sou muito grata pela confiança”, afirmou.

A Procuradora Adjunta, Rubia Dal Puppo Maas, ressaltou a importância da atuação contínua na defesa das mulheres. “Precisamos intensificar o cuidado e a atenção às mulheres do nosso município. Somente no mês de janeiro, o Estado registrou 11 feminicídios, o que demonstra a gravidade do tema. Frederico Westphalen conta com importantes avanços, como a Sala das Margaridas, um espaço acolhedor, pensado para que as mulheres se sintam seguras, inclusive podendo levar seus filhos. Além disso, temos uma ampla rede de apoio, como a rede Bem Cuidar”, pontuou.

A Procuradoria Especial da Mulher

A Procuradoria Especial da Mulher tem como finalidade a defesa e a promoção da igualdade de gênero, da autonomia, do empoderamento e da representação das mulheres, além do enfrentamento a todas as formas de discriminação e violência contra mulheres e meninas. Ao comentar sobre a importância do órgão, a vereadora Aline Ferrari Caeran, autora do projeto que criou a Procuradoria, destacou a consolidação da iniciativa no Legislativo Municipal. “A Procuradoria da Mulher surge a partir de um projeto já instituído na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e que vem sendo implementado em diversos municípios. Seu objetivo é fortalecer as mulheres, debater temas como a violência, o empoderamento feminino e a inserção da mulher nos espaços políticos, além de abordar questões relacionadas à violência contra crianças. Avançamos significativamente de uma legislatura para outra, pois antes havia apenas uma vereadora e, atualmente, contamos com três mulheres no Parlamento”, ressaltou.

O mandato da Procuradoria terá duração de um ano, com início no mês de março, conforme estabelece a Resolução nº 147/2021.