Poder Legislativo de FW lança campanha institucional “Minha Cidade, Minha Casa. Cuidar da frente de Casa é Cuidar da Cidade”

por Ascom/Câmara FW publicado 04/02/2026 15h15, última modificação 04/02/2026 15h25
Momento ocorreu durante a 1ª Sessão Ordinária do ano, realizada na terça-feira, 03
Poder Legislativo de FW lança campanha institucional “Minha Cidade, Minha Casa. Cuidar da frente de Casa é Cuidar da Cidade”

Lançamento foi feito pelo presidente da Câmara, Ismael Côcco dos Santos (Foto: Gustavo Menegusso)

O Poder Legislativo de Frederico Westphalen lançou oficialmente na terça-feira, 03, durante a 1ª Sessão Ordinária do ano, a campanha institucional “Minha Cidade, Minha Casa: Cuidar da Frente de Casa é Cuidar da Cidade”, uma iniciativa voltada à conscientização da comunidade sobre a importância do cuidado com os espaços sob responsabilidade de cada cidadão.

O lançamento foi feito pelo presidente da Câmara, Ismael Côcco dos Santos e contou com a presença dos demais vereadores, representantes do Executivo, de entidades, instituições e associações, empresários, imprensa e comunidade em geral. A campanha tem como foco estimular atitudes simples no dia a dia, como a manutenção de pátios, calçadas e meios-fios, reforçando valores como organização, pertencimento e valorização da cidade. “Estamos fazendo um chamado à consciência coletiva. A cidade não começa só no poder público, ela começa onde cada um tem responsabilidade e pode agir”, afirmou Santos.

 Lançamento da campanha institucional MInha Cidade, minha Casa (35).jpg

“Cidades não ficam desorganizadas por acaso. Organização é cultura”

Na sequência, o presidente apresentou uma série de slides com registros de diferentes pontos do município, evidenciando situações como mato alto, calçadas obstruídas e meios-fios sem manutenção. As fotos foram tiradas no dia 13 de janeiro deste ano e, conforme ressaltado, não tiveram caráter de exposição, mas sim de reflexão. “Cidades não ficam desorganizadas por acaso. Organização é cultura”, pontuou Santos.

A apresentação também reforçou que uma cidade organizada reflete autoestima coletiva, enquanto o descuido impacta negativamente a imagem e o sentimento de pertencimento da comunidade. A campanha estabelece papéis claros: moradores são responsáveis pelos pátios e calçadas, empresas pela frente de seus estabelecimentos, e o poder público pelos espaços coletivos.

O Legislativo enfatizou ainda que a campanha não tem caráter fiscalizatório, punitivo ou arrecadatório, mas sim educativo. “É consciência, é exemplo, é cultura e é pertencimento”, reforçou o presidente.

Lançamento da campanha institucional MInha Cidade, minha Casa (52).jpg

Ações educativas conjuntas

A campanha “Minha Cidade, Minha Casa” segue como um convite à participação da comunidade, reforçando a mensagem de que cuidar da frente de casa é cuidar da cidade, contribuindo para um município mais organizado, acolhedor e valorizado.

Além do Poder Legislativo, idealizador da iniciativa, associações, entidades, instituições, cooperativas, universidades, escolas, Secretarias Municipais e imprensa também foram convidados a apoiarem a campanha, pensando no desenvolvimento de ações educativas conjuntas.

- Fizemos um apelo à secretaria municipal de Educação para que, em parceria com as escolas, possamos desenvolver um trabalho educativo. A Mesa Diretora está à disposição para atuar junto à Associação Empresarial e ao comércio local, inclusive com a possibilidade de criação de um selo de Empresa Parceira da Campanha. Também destacamos a importância da participação das instituições de crédito, que frequentemente investem em marketing e podem contribuir com ações de conscientização voltadas à comunidade. A imprensa também exerce um papel social fundamental nesse processo, sendo essencial para ampliar o alcance da mensagem e fortalecer a conscientização. Educar é sempre melhor do que multar, pois a informação evita punições e reforça a responsabilidade coletiva – ressaltou o presidente da Câmara.

 Campanha institucional Minha Cidade, Minha Casa.jpg