Moradores da Linha Encruzilhada dialogam com vereadores e reforçam principais necessidades
A Linha Encruzilhada recebeu na quinta-feira, 4, mais uma edição do projeto “Legislativo na Comunidade”, uma iniciativa da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen, que tem como objetivo aproximar o Poder Legislativo da população e ouvir, diretamente dos moradores, as necessidades de cada localidade. Essa foi a quarta e última edição do ano do projeto, que em 2025 já visitou os bairros Jardim Primavera e São Francisco de Paula e a Linha Pedras Brancas.
O encontro foi realizado no salão da Capela São Pedro e contou com a participação de dezenas de moradores, da presidente da Câmara, Marizete Frozzi e dos vereadores Adilson Severo, Alessandro Molossi, Belonir Vendruscolo, Leandro Mazzutti e Rubia Dal Puppo Maas, além do suplente Roque Antônio Cherubini, que dialogaram sobre as demandas prioritárias da Linha Encruzilhada.
Entre os principais pedidos apresentados pela comunidade destacam-se a instalação de tubulação no terreno atrás da sede, uma vez que, em dias de chuva, a água não escoa adequadamente e acaba alagando a cancha de bocha. Também foi solicitado o cascalhamento do estacionamento da sede; melhorias e conservação das vias de acesso à comunidade, que necessitam de manutenção para garantir segurança e melhor trafegabilidade; e reforma e alargamento do pontilhão que dá acesso à localidade, devido à sua estrutura estreita, que dificulta a passagem de caminhões e máquinas agrícolas, prejudicando o escoamento da produção.
Para o presidente da capela, Luiz João Blasczikievicz, é muito importante que a Câmara Municipal promova ações como essas. “Muitas pessoas dizem que os vereadores vêm nas comunidades a cada quatro ano para buscar votos e não é verdade, eles também estão vindo para ouvir nossas demandas, isso é fundamental”, destacou Blasczikievicz.

Reivindicações são encaminhadas ao Executivo
As três principais demandas apresentadas foram consolidadas em ofício e encaminhadas pelo Legislativo ao Executivo Municipal nesta segunda-feira, 08, com o objetivo de buscar soluções e garantir melhorias para a comunidade.
O Projeto
O projeto “Legislativo na Comunidade” segue cumprindo seu propósito de fortalecer o diálogo entre a população e os representantes do Poder Público, estimulando a participação social e contribuindo para o desenvolvimento das localidades do interior.
– O projeto foi criado justamente com esse intuito, ir até as comunidades e ouvir de perto suas necessidades. Encerramos as edições de 2025 (quatro), todas marcadas pela grande participação dos moradores. Estamos muito satisfeitos, pois essa iniciativa nasceu de um pedido dos próprios presidentes das comunidades. Portanto, nas localidades onde ainda não estivemos este ano, certamente iremos em 2026. Esse é um projeto que veio para ficar –, destacou a presidente da Câmara.
