Poder Legislativo de Frederico Westphalen devolve mais de R$ 2,2 milhões aos cofres públicos

por Gustavo Menegusso publicado 22/12/2023 18h25, última modificação 22/12/2023 18h25
Mesa Diretora entregou, na quinta-feira, 21, um cheque simbólico referente ao valor das sobras orçamentárias de 2023 e um ofício com indicações de demandas da comunidade ao prefeito José Alberto Panosso

Entrega do cheque simbólico referente às sobras orçamentárias da Câmara ocorreu na quinta-feira, 20 (Foto: Cíntia Henker/Divulgação)

O Poder Legislativo de Frederico Westphalen repassou na quinta-feira, 21, o montante de R$ 2.230.000,00 para o Executivo Municipal aplicar em demandas da comunidade. O valor é referente às sobras orçamentárias da Câmara no exercício de 2023, cuja transferência foi autorizada por meio da Resolução de Mesa Nº 06/2023.

Na quinta-feira, 21, os integrantes da Mesa Diretora – primeiro-secretário, Jorge Alan Souza e segundo-secretário, Leandro Mazzutti –, acompanhados dos vereadores Antônio Luiz Pinheiro e Gabriel Germano Lamonatto, estiveram no gabinete do prefeito José Alberto Panosso para a entrega do cheque simbólico.

Juntamente com o cheque, a Mesa Diretora entregou ao prefeito o Ofício Nº 44/2023, protocolado com o Nº 2646/2023, que apresenta indicações de demandas para o Executivo Municipal aplicar estes recursos destinados pela Câmara. “O Poder Legislativo devolverá via resolução recursos referentes a suas sobras orçamentárias para o Poder Executivo transformar em políticas públicas e melhorias para nossa comunidade. Buscando auxiliar a tomada de decisões e na melhor maneira de aplicação destes recursos públicos, fez-se várias indicações de demandas prioritárias.

Lembra-se que estas demandas acima indicadas foram trazidas por meio de representantes das entidades e associações e outras demandas foram constatadas em visitas da Mesa Diretora no Projeto Diálogos”, pontuou a Mesa Diretora.

Algumas demandas indicadas pela Câmara para a aplicação dos recursos

- R$ 600 mil para pavimentação e melhorias nas ruas do Núcleo Habitacional 07 e Ocupação Habitacional Conquista;

- R$ 600 mil para melhorias na galeria localizada na esquina com a Rua Caí, no Bairro Aparecida.

- RS 80 mil para aquisições de materiais (mangueiras, conexões) e horas-máquinas às Associações de Água de poços artesianos das localidades do interior do município.

- RS 100 mil às equipes de Futsal e Futebol Profissional, sendo R$ 30 mil ao Guarani Futsal e R$ 70 mil ao União Frederiquense;

- RS 100 mil à Apae, visando contratação de mais profissionais para novos atendimentos a crianças autistas;

- R$ 100 mil para a aquisição de emulsão asfáltica objetivando melhorias nas vias rurais do município, podendo ser aplicado em tapa-buracos à base de asfalto nos calçamentos.

- R$ 200 mil à aquisição de emulsão asfáltica objetivando melhorias nas vias urbanas do município, podendo ser aplicado em tapa-buraco a base de asfalto e em reperfilamentos;

- RS 80 mil para realização da reforma interna do alojamento do Corpo de Bombeiros;

- R$ 120 mil para a elaboração de projeto e execução de novas redes de energia elétrica para atender bairros carentes do município.

- RS 100 mil para melhorias na iluminação pública nos bairros do município;

- RS 150 mil para a troca cobertura da antiga prefeitura, com objetivo de evitar a deterioração total da edificação.