Poder Legislativo prestigia apresentação do projeto do novo Centro Cultural 25 de Julho

por Gustavo Menegusso publicado 24/03/2023 15h35, última modificação 24/03/2023 15h41
Evento ocorreu na noite da quarta-feira, 22, na sede da entidade. Câmara de FW é uma das apoiadoras do projeto

Apresentação do projeto ocorreu na quarta-feira, 22 (Foto: Gustavo Menegusso)

Incentivador da cultura no município, o Poder Legislativo de Frederico Westphalen prestigiou na noite da quarta-feira, 22, a apresentação do projeto de construção das novas instalações do Centro Cultural 25 de Julho. O momento ocorreu na sede da entidade, no bairro Aparecida, e reuniu diversas lideranças, empresários e integrantes da etnia alemã. A Câmara de FW esteve representada no ato pelo presidente Raul Pazuch da Silva.

A apresentação do projeto arquitetônico foi realizada pelos arquitetos do Studio 187, Jacson Freitas e Marco Freitas, que projetaram imagens do espaço cultural, que contará com biblioteca, salas para oficinas de idiomas, música, culinária, teatro, área para exposição, varanda, jardim, dentre muitos outros espaços que visam preservar e valorizar a cultura alemã, tudo com acessibilidade e sustentabilidade.

Em seguida, o produtor cultural Marco Aurélio Alves, do Instituto da Pessoa, de Porto Alegre, fez a apresentação do projeto de divulgação e ocupação do espaço depois de construído, destacando patrocinadores e apoiadores do projeto, dentre eles, a Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen, a Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop) e a Comissão Gaúcha do Folclore (CGF).

Para a construção do novo Centro Cultural, a etnia alemã irá buscar recursos junto ao Governo do Estado, inscrevendo o projeto na Lei de Incentivo à Cultura (LIC). Além disso, empresas do município também serão parceiras, destinando parte do valor do ICMS devido para o projeto.

– O caminho foi muito bem traçado, com pessoas técnicas que entendem do assunto e que fizeram as adequações necessárias do projeto. Com certeza, essa credibilidade que o Centro Cultural possui, com apoio de várias entidades sérias do nosso município, e todos os benefícios deste projeto para a área social, econômica e cultural, esse Centro sairá do papel. A Câmara de Vereadores estará sempre à disposição para contribuir com o que for necessário –, comentou Pazuch.