Poder Legislativo recebe Projeto para acessibilidade linguística e inclusão de surdos e deficientes auditivos em FW

por Ascom/Câmara FW publicado 29/07/2022 15h13, última modificação 29/07/2022 15h13
Proposição foi feita pela comunidade e entregue ao vereador Jacques Douglas de Oliveira na quinta-feira, 28

Projeto foi entregue na quinta-feira, 28, na Câmara de Vereadores (Foto: Gustavo Menegusso)

O vereador Jacques Douglas de Oliveira recebeu na tarde da quinta-feira, 28, na sede do Poder Legislativo, a visita de três representantes da comunidade frederiquense: Tiara Riquelme, Angela Padilha e Ana Cláudia. Na oportunidade, as cidadãs entregaram ao edil um Projeto para acessibilidade linguística e inclusão de surdos e deficientes auditivos no município de Frederico Westphalen.

Segundo as proponentes, o objetivo do projeto é promover a inclusão destas pessoas, por meio da criação de uma Central de Interpretação de Libras, com intérpretes que auxiliariam os surdos e deficientes auditivos do município e região em suas demandas, ajudando assim na garantia de seus direitos.

Oliveira levará a proposição para o Executivo Municipal para discutir a iniciativa com o prefeito e vice-prefeito e a Secretaria de Educação, tendo em vista que o projeto irá gerar custos financeiros aos cofres do município e, sendo assim, não poderá será proposto pela Câmara.

Inclusão: da escola ao mercado de trabalho

O tema inclusão também será pauta da 1ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, que acontecerá de 22 a 27 de agosto. A programação contará com visitas nas escolas, relatos de experiências de professores e alunos, mesa-redonda, Festival de Talentos da Apae, Sessão da Câmara com intérpretes de Libras, depoimentos de vivências das famílias, além de capacitações e eventos esportivos.

A 1ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência será uma realização do Poder Legislativo de FW, em parceria com as Secretarias Municipais, escolas, universidades, associações e Sesc.