Câmara de FW aprova Moção de Apoio ao chamamento de todos os aprovados na 1ª fase do concurso vigente da SUSEPE-RS

por Ascom/Câmara FW publicado 29/07/2022 13h33, última modificação 29/07/2022 13h33
Proposição do vereador Raul Pazuch da Silva foi assinada pelos vereadores de todas as bancadas

Moção foi lida na Sessão Ordinária do dia 19 de julho (Foto: Gustavo Menegusso/Ascom Câmara FW)

A Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen aprovou na Sessão Ordinária da terça-feira, 26, uma Moção de Apoio ao chamamento de todos os 3.750 aprovados na primeira fase do concurso vigente da Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE-RS), realizado em 2022, para dar sequência ao processo de seleção de novos servidores. O propositor da Moção foi o vereador Raul Pazuch da Silva, em conjunto com os demais edis.

Como é de conhecimento, o Estado do Rio Grande do Sul possui significativa defasagem no efetivo dos órgãos de Segurança Pública, especialmente nos órgãos penitenciários. “O objetivo é sensibilizar os responsáveis pelo concurso, bem como o Estado, e dar apoio ao pleito formulado pelos aprovados na primeira fase do certame que almejam a convocação para realização da segunda fase (teste físico). Existem em torno de 3.750 aprovados aptos ao chamamento, no entanto, nos termos do Edital da SUSEPE, para a segunda fase do concurso serão convocados apenas os três mil primeiros classificados. Acontece que muitos aprovados acabam não comparecendo ao exame físico e outros são reprovados. Também não se pode desconsiderar que, mesmo aqueles posteriormente aprovados e aptos ao chamamento, não raras vezes, acabam migrando para outros concursos e/ou acabam desistindo da vaga. Desse modo, o aproveitamento de todos os aprovados na primeira fase do certame da SUSEPE garantirá a criação de um cadastro de reservas, com a possibilidade de aproveitamento futuro dos aprovados, oportunizando a possibilidade de serem nomeados e convocados para o curso de formação, enquanto persistir a vigência do concurso”, justificou Pazuch.