Poder Legislativo reconhece os 20 anos de atuação do 37º Batalhão de Polícia Militar com Moção de Aplausos

por Gustavo Menegusso publicado 04/04/2024 15h55, última modificação 04/04/2024 15h55
Entrega ocorreu na quarta-feira, 3, na Câmara de Vereadores

Moção foi entregue no dia 3 de março, na Casa Legislativa (Foto: André Santos)

Representantes do 37° Batalhão de Polícia Militar (BPM) estiveram na Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen na quarta-feira, 3, para uma homenagem do Poder Legislativo. Na oportunidade foi entregue uma Moção de Aplausos pelos 20 anos de criação do Batalhão, com sede em FW, mas atuação em 15 municípios da região.

A Moção foi de autoria do presidente da Câmara, Leandro Mazzutti, e assinada pelos parlamentares de todas as bancadas, que aprovaram a homenagem, de forma unânime, em Sessão Ordinária realizada no dia 12 de março.

Além de Mazzutti, participaram do momento de entrega o primeiro-secretário da Mesa Diretora, vereador Belonir Vendruscolo, direção da Casa Legislativa e assessores de bancada. Como representantes do 37°BPM compareceram a major Giacomini, o capitão Ruan, o sargento Fischer e os soldados Ribas, Jaiton e Douglas. “Parabenizamos o BPM pela data, mas também pela atuação, que sabemos que é exemplar. Temos acompanhado o trabalho de vocês, a dedicação dia a dia, deixando suas famílias e seus lares e nos dando segurança, uma segurança pública de qualidade”, comentou o presidente da Câmara.

- Quero agradecer esse reconhecimento da Câmara de Vereadores para com nossos policiais. São 20 anos de história, 20 anos de dedicação e, na verdade, a Brigada só é forte porque tem homens e mulheres que se dedicam diariamente, dedicam suas vidas, o bem mais precioso que temos. Muito obrigada e nos colocamos à disposição da Casa Legislativa e da comunidade como um todo, o que precisar para essa parceria ser contínua –, destacou a major Giacomini.

Histórico do 37º BPM

Por volta do ano de 1960, no então chamado Distrito do Barril, na época pertencente à cidade de Palmeira das Missões, foi criado um Destacamento da Brigada Militar, o qual pertencia ao 3º Regimento de Cavalaria de Passo Fundo. Em meados do ano de 1966, com a criação do 7º Batalhão de Polícia Militar em Três Passos foi implantado um Pelotão da Brigada Militar em Frederico Westphalen. No ano 1970, foi instalada a 2ª Companhia de Polícia Militar do 7º Batalhão de Polícia Militar, com sede própria na Avenida João Munis Reis, em FW. No ano de 1998 foi criado o Comando Regional de Polícia Ostensiva do Médio Alto Uruguai, sendo extinto em maio de 2001 e originando o Destacamento Especial de FW, também extinto no ano de 2002, sendo neste ano criada a Companhia de Polícia Militar deste município.

Em 12 de março de 2004, conforme regulado pelo Decreto Estadual Nº 42.851/2004 e 42.852/2004, foi criado o 37º Batalhão de Polícia Militar, tendo sua sede na Avenida João Munis Reis, N° 1445, Centro de FW. Na época, o Batalhão contava com 31 municípios, compondo três Companhias: a 1ª Companhia com sede em Frederico Westphalen, a 2ª Companhia com sede em Nonoai e a 3ª Companhia com sede em Palmeira das Missões. Teve como primeiro comandante o tenente-coronel Paulo Roberto Kirchmann Monteiro, que comandou o Batalhão no período de 12 de março de 2004 a 10 de novembro de 2005.

Em 2006, passou por nova reestruturação da Corporação, ocasionando mudanças no seu quadro organizacional, as quais permanecem até hoje, onde o 37º BPM está fracionado em duas Companhias: a 1ª Companhia com sede em FW e a 2ª Companhia com sede em Planalto. Conta com 15 municípios em sua área de ação, abrangendo uma área de 2.732 km² e uma população de aproximadamente 121.067 habitantes.

Atualmente, o 37º BPM tem sua sede na Rua José Canellas, nº 326, Centro de FW, tendo como comandante interina a major Nedia Giacomini, após a transferência do tenente-coronel Ailton Pereira Azevedo, que recentemente havia assumido o Batalhão no lugar do coronel Carlos Alberto Cardoso de Aguiar Junior, que comandou o 37º BPM por cerca de quatro anos.

Possui aproximadamente um efetivo de 147 militares no Policiamento Ostensivo e Serviço Administrativo. Está engajado nas atividades de Segurança Pública na área, em suas várias modalidades e processos, em atividades de prevenção como o Proerd, Policiamento Comunitário, Patrulha Maria da penha, Operações, Guarda Externa de Presídios, atividades de apoio aos órgãos e entidades ligadas a Segurança Pública, entre outros.