Presidente da Câmara prestigia entrega de medalha estadual ao Centro Cultural 25 de Julho

por Ascom/Câmara FW publicado 30/11/2021 16h43, última modificação 30/11/2021 16h43
Evento ocorreu de forma hibrida para a entrega da medalha da 55º Legislatura da Assembleia Legislativa do RS

O presidente da Câmara Jorge Alan e membros da comunidade de FW acompanharam a cerimônia de forma on-line - Foto: Reprodução

Em clima festivo, apresentando a nova indumentária dos quatro Grupos de Dança do Clube Cultural 25 de Julho de Frederico Westphalen através de um vídeo que mostrou aos convidados suas apresentações resgatando danças típicas alemãs, a deputada estadual Zilá Breitenbach (PSDB) entregou ao presidente da instituição, Igor Senger, a Medalha da 55ª Legislatura da Assembleia Legislativa do RS, na tarde de segunda-feira, 29, em uma cerimônia que ocorreu de forma hibrida no Salão Júlio de Castilhos na ALRS e com participação on-line.

Representando o poder legislativo do município, o presidente da Câmara Municipal de Frederico Westphalen, Jorge Alan Souza, juntamente com representantes da comunidade local, acompanharam a cerimônia pela plataforma on-line. “Nos primeiros dias da nossa gestão o Igor esteve na Câmara falando dos 30 anos do Centro e começamos a articular forma de auxiliar o Centro Cultural a celebrar esse momento, recordo aqui, que as primeiras reuniões com o César Oliveira, adido cultural, ocorreram on-line, mas na sede da câmara par buscarmos recursos e partiu da secretaria de estado as orientações. Graças a Deus deu tudo certo e os grupos de dança estão com essa nova e bela indumentária, foi feito uma linda festa para celebrar os 30 anos e agora vem o reconhecimento dessa bela história a nível de estado. Estamos muito felizes”, comentou.

Em sua manifestação Senger falou sobre o trabalho que a associação desenvolve no município voltados hoje, principalmente a dança e gastronomia, e afirmou que querem ampliar esse trabalho voltado ao idioma e canto. “Renovamos nosso traje, são réplicas de 1970 da região da Westphalia, de onde veio a família do engenheiro Frederico Westphalen, que dá nome a nossa cidade para celebrar os nossos 30 anos e o bicentenário da imigração alemã no Rio Grande do Sul com recursos da Lei Aldir Blanc, somos muito gratos por esse respaldo da secretaria”, disse.

Propositora da homenagem, a deputada Zilá destacou a atuação da entidade. “Eu entendo que o que vocês fazem nesta entidade, em primeiro lugar é educação, é fortalecer a família, é trazer através da tradição a história e assim manter viva a cultura alemã. Me sinto muito honrada em poder prestar esta homenagem a vocês “, enfatizou.

Participaram também da homenagem o deputado Clair Kuhn, o Coordenador da Comissão Nacional do Bicentenário da Colonização Alemã no RS; André Rotta, a presidente do Clube 25 de Julho de Porto Alegre, Suzana Frolich; André Palácio representando a Casa Civil e adido cultural César Oliveira, além de integrantes do Clube Cultural 25 de Julho de Frederico Westphalen e demais convidados.