Presidente Lídio Signori realiza visita diretor da UFSM - campus Frederico Westphalen

por Ascom/Câmara FW publicado 23/02/2016 16h18, última modificação 23/02/2016 16h18

Ainda nesta sexta-feira, 19, representando a Mesa Diretora e os demais vereadores, o presidente Lídio Signori realizou visita ao diretor da UFSM – campus Frederico Westphalen, Bráulio Otomar Caron, que foi nomeado temporariamente para a função durante o período que antecede as eleições para os cargos diretivos.

Durante o encontro, o professor Bráulio falou sobre o trabalho realizado nesse período em que responde pela direção da unidade de ensino. Com o desmembramento dos campi do CESNORS e a criação do campus da UFSM em Palmeira das Missões, uma das ações encaminhadas diz respeito à transição para o novo campus.

Conforme o diretor, já está tramitando processo que altera o nome do CESNORS para campus de Frederico Westphalen da UFSM. A previsão é que a consolidação da nova nomenclatura do campus ocorra até o próximo mês, antes da consulta para os novos diretores.

Em termos de expansão, apesar da dificuldade de se buscar novos cursos devido ao momento econômico que o País atravessa, o projeto é ampliar o número de vagas principalmente no período noturno. “A gente quer dar uma visão diferente; temos que crescer, de uma forma bem consciente, porque hoje nós temos uma estrutura que está sendo subutilizada”, enfatizou, acrescentando que a ideia é dobrar o atual número de vagas. Nesse sentido, Bráulio ratificou que para a vinda de novos cursos será necessário implantar o transporte coletivo, com ampliação de horários entre o campus e a cidade. Outra demanda apontada pelo diretor foi em relação ao acesso ao campus pela BR 386, onde chegou a ser levantada a possibilidade de construção de um trevo para garantir maior segurança.

Também na reunião realizada nesta sexta-feira, o presidente Lídio Signori questionou o diretor quanto a possibilidade de viabilizar, através de parceria entre o campus da UFSM e a Administração Municipal, um projeto de embelezamento da área que fica no entorno do trevo principal de acesso à cidade. Signori lembrou que a gestão anterior chegou a iniciar um projeto, que acabou não tendo continuidade com a mudança no Executivo. Sobre isso, o diretor afirmou que irá consultar a direção da UFSM, para buscar através do curso de Arquitetura e Urbanismo – que é disponibilizado em Santa Maria – e dos cursos do campus de Frederico Westphalen, orientações para tentar viabilizar o projeto.

Lucas Faustino/ Assessoria de Imprensa