Professora Amalia Felin Lavarda é homenageada pelo Poder Legislativo com Moção de Aplausos

por Gustavo Menegusso publicado 18/08/2023 19h31, última modificação 18/08/2023 19h31
Moção foi um gesto de agradecimento da Câmara à docente, que em 1974 iniciou o projeto de elaboração da bandeira de Frederico Westphalen, um dos símbolos oficiais do município

Entrega da Moção ocorreu na casa de Dona Amalia, no sábado, 12 (Foto: Gustavo Menegusso)

A Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen homenageou no sábado, 12 de agosto, a professora aposentada, Amalia Inez Felin Lavarda, por suas contribuições à história e cultura do município e também à Educação, área em que atuou por mais de 40 anos.

A homenagem foi por meio de uma Moção de Aplausos, aprovada pelos vereadores de todas as bancadas, no primeiro semestre do ano, e entregue no dia 12, na residência da professora, com a presença dos vereadores Aline Ferrari Caeran, Belonir Vendrusculo e Jacques Douglas de Oliveira, da assessora de bancada, Francine Machado, e familiares da dona Amália.

A Moção foi um gesto de agradecimento do Poder Legislativo à professora, que em 1974 iniciou o projeto de elaboração da bandeira do município, adotada oficialmente no ano seguinte pela Lei Municipal Nº 631, durante as comemorações dos 20 anos de emancipação da Vila Barril. “A Câmara de Vereadores reconhece o trabalho e a história de dona Amalia, que veio para FW e dedicou o seu tempo para ajudar a construir a cidade, fazendo a bandeira do nosso município. Sabemos que a empreitada não foi fácil, por isso deixamos aqui o nosso carinho e gratidão de todos os vereadores”, comentou Aline no ato da entrega da homenagem.

Em um misto de felicidade e emoção, dona Amália agradeceu o reconhecimento da Casa Legislativa. “Eu fiz muito, mas tenho muito para fazer ainda. Pode deixar que quando eu passar numa rua e ver algo, eu estarei enviando para a Câmara de Vereadores. Enquanto eu puder sempre continuarei ajudando”, agradeceu a moradora.

Histórico da homenageada

Amália Inez Felin Lavarda nasceu em Ivorá, então distrito de Julio de Castilhos, em 7 de junho de 1945. Com apenas três meses passou a residir em Frederico Westphalen com seus pais. Ao chegar com a família em FW já tinham uma residência organizada, nas proximidades do Clube Operário. Foi casada com Elinori Antonio Lavarda (in memoriam), com quem teve três filhos, Bruno Antonio Lavarda, Eleomar Luis Lavarda e Francielie Aparecida Lavarda Dalbem. Desse modo, dona Amalia constituiu família e se dedicou a educação do município, sendo professora por mais de 40 anos, de 1964 até 2007.

Aos 13 anos foi para um internato em Julio de Castilhos para cursar o Normal Regional. Formou-se em 1963 e em abril de 1964 já começou a lecionar na Escola Sepé Tiarajú.

Na época, a então diretora do educandário lhe incentivou a fazer o Normal no Colégio Auxiliadora. Foi no estágio do Curso Normal que surgiu a ideia de fazer a Bandeira do Município. Na época, dona Amália conversou com o prefeito Lindo Ângelo Cerutti, do qual recebeu o apoio e incentivos necessários para tanto. Ela iniciou a elaboração da bandeira no final do ano de 1974, sendo que finalizou a criação em fevereiro de 1975, uma vez que a Administração Pública queria a bandeira para o aniversário de 20 anos de emancipação, o que realmente aconteceu. A Bandeira foi oficializada como símbolo de FW por meio da Lei Municipal Nº 631, de 28 de fevereiro de 1975.

De acordo com a professora, e conforme descrito também na lei, a cor branca da bandeira representa a paz e harmonia, condições de prosperidade e progresso do município; já o verde simboliza as campinas, as lavouras, as riquezas e a liberdade.

Nesse sentido, Amalia contribuiu para a construção da história e cultura da cidade de Frederico Westphalen. Assim, no ano em que FW completou 68 anos de emancipação político-administrativa, o Legislativo Municipal, por meio de todos os vereadores, teve a inciativa de homenagear a responsável pela criação da bandeira de FW, um dos símbolos oficiais do município.