Projeto “Poste Limpo” é apresentado aos vereadores de FW

por Gustavo Menegusso publicado 06/06/2023 17h20, última modificação 06/06/2023 17h31
Iniciativa visa organizar a fiação dos postes e deixar a cidade mais segura e bonita
Projeto “Poste Limpo” é apresentado aos vereadores de FW

Projeto foi apresentado por representantes da Tchê Turbo, na segunda-feira, 5 (Foto: Heloise Santi)

Os vereadores do Poder Legislativo de Frederico Westphalen receberam na segunda-feira, 5, representantes da Tchê Turbo Provedor de Internet, para falarem sobre o projeto “Poste Limpo”. Idealizada pela Associação dos Provedores de Internet do Sul (InternetSul), a iniciativa visa a conscientização das empresas do setor a respeito do cabeamento nos postes de energia, organização e distribuição da fiação nas cidades, a fim de prevenir problemas de poluição visual e acidentes.

A ação, que possui caráter colaborativo, envolve as concessionárias, locadoras e responsáveis pela infraestrutura de energia elétrica, as ocupantes, locatárias e responsáveis pelos cabos de telecomunicação, e o poder público, exercendo o papel de agência reguladora e fiscal. Um dos principais objetivos é padronizar a iluminação pública, identificando cabos e padronizando os valores pagos, a fim de reduzir custos.

Além de apresentarem a campanha, os representantes da Tchê Turbo solicitaram apoio do Poder Legislativo para a mobilização de todos os provedores de internet e concessionárias de distribuição de energia que atuam no município, com o intuito de unir forças para a aplicabilidade da iniciativa. A ideia é que o projeto seja executado por ruas.

Durante o encontro, o presidente da Câmara, Raul Pazuch da Silva, sugeriu que nos próximos dias seja feito o contato com empresas do setor, para a realização de reuniões técnicas sobre a viabilização do projeto. Também propôs que, após esses encontros, ainda ocorra uma apresentação à comunidade em audiência pública.

Além de Pazuch, estiveram na reunião o vice-presidente, Reginaldo Pellegrin, e os vereadores Aline Ferrari Caeran, Belonir Vendruscolo, Gabriel Lamonatto e Joselito Ambrozi. Representando a Tchê Turbo, participaram o proprietário Luiz Bastian Junior e o gerente comercial, Ederson Leandro Jara.